Os pratos de Natal mais típicos do mundo

0 comentários

O Natal é aquela época do ano em que nos deleitamos com todo o tipo de homenagens gastronómicas. Seja em família, com amigos, a dois ou sozinho, o Natal vem carregado de momentos em que aproveitamos para desfrutar enquanto alimentamos o corpo. Encontramos em cada cultura uma série de pratos que não podem faltar à mesa durante a época natalícia, e é por isso que a Logitravel lhe traz alguns dos pratos de Natal mais típicos de diferentes países do mundo. Com estas ideias, pode preparar, este ano, uma ceia de Natal muito mais internacional. Aproveite!

PORTUGAL – BACALHAU DA CONSOADA

Se há receita que não pode faltar nas celebrações natalícias portuguesas, é o Bacalhau da Consoada. Trata-se de um prato de bacalhau com guarnição de batatas, couve, acelgas e ovos cozidos, finalizado com azeite. Acompanhe o requintado bacalhau português com um vinho branco do Douro e a experiência será superlativa.

Bacalhau da Consoada

ESTADOS UNIDOS – PERU RECHEADO

Tal como na ceia de Ação de Graças, o peru recheado é um dos protagonistas da ceia de natal norte-americana. A cavidade do peru é esvaziada e limpa antes de a ave ir ao forno, sendo depois recheada com outros ingredientes e especiarias que a tornam mais saborosa. Um bom prato de delicioso peru, acompanhado de um copo de eggnog, e não precisará de muito mais durante o dia de Natal.

Peru recheado

POLÓNIA – SOPA DE BETERRABA

Na Polónia, preparam-se doze pratos para a ceia mais importante do Natal, a do dia 24 de dezembro. Um dia em que não se come carne. Não faltará em qualquer ceia de Natal polaca a sopa de beterraba, ou barszcz, uma entrada saborosa e que ajuda a aquecer. A carpa, frita ou em gelatina, é um dos pratos principais. Além do mais, na Polónia, qualquer altura é boa para degustar um bom prato de pierogis, sobretudo no Natal.

Sopa de beterraba

 COSTA RICA – PERNIL DE PORCO

Os fornos enchem-se de lenha para a ceia de Natal costa-riquenha e são muitos os que esperam ansiosamente pratos de carne como o pernil de porco. Não poderão faltar à mesa os tamales, um dos clássicos da Mesoamérica, elaborados com massa de milho, carne e banha de porco, batatas e arroz, entre outros ingredientes.

Pernil de porco

JAPÃO – FRANGO ASSADO OU FRITO

A entrada clássica do menu da ceia de Natal japonesa é o frango assado ou frito. Este costume faz com que cadeias como a KFC atinjam os seus recordes de vendas durante a época natalícia, altura em que oferecem menus específicos para a ocasião. Sem embargo, igualmente importantes para os japoneses são os seus típicos bolos de Natal, ou kurisumasu kēki.

Kurisumasu kēki

GANA – GUISADO DE CARNE

O prato típico mais representativo do Natal no Gana é, provavelmente, o seu guisado de frango ou cabra, sopa de okra e arroz. Junto com este prato, poderá degustar a tradicional pasta fufu, elaborada à base de mandioca, banana e água, com muito tempo e dedicação. É de lamber os dedos.

Guisado de carne

MÉXICO – ROMERITOS

Romeritos são um prato típico da cozinha mexicana que tradicionalmente é servido durante o Natal, sobretudo na região central do México. O seu ingrediente principal é a folha de romerito, uma erva comestível, muito nutritiva, diferente do alecrim convencional. Dependendo da receita familiar, poderão juntar-se-lhes nopales, camarões secos e batatas, entre outros ingredientes. Serve-se acompanhado de deliciosas tortilhas de camarão.

Romeritos

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?