Tenerife, um planeta em miniatura para explorar à sua vontade

É a maior das ilhas do arquipélago das Canárias, sendo também a mais populosa e, sem dúvida, um verdadeiro planeta em miniatura para se perder em paisagens incríveis. Não acredita? Continue a ler...

0 comentários

Tenerife impressiona os viajantes pela sua biodiversidade, pelo contraste das suas paisagens e também pelo clima. O norte da ilha é uma zona verde e húmida, com uma natureza exuberante, onde se pode entregar ao encanto total das aldeias canárias, ao seu povo acolhedor e à requintada gastronomia tradicional. Garachico, La Orotava, Icod de los Vinos, são algumas dessas aldeias únicas, cheias de autenticidade e que ficarão gravadas nas mais agradáveis recordações.

Garachico

Garachico

E, se olharmos para o sul, descobriremos a Tenerife mais turística, ensolarada e quente. Aqui encontrará amplos e bem equipados complexos turísticos frente ao Atlântico e uma atrativa oferta de lazer, de recreio e desportiva com alternativas para todos os gostos e idades. Tenerife vive do turismo e transformou em arte a capacidade inata dos seus habitantes para que o visitante se sinta bem recebido e tratado de forma insuperável.

Há tanto para ver que convém fazer a sua própria lista de lugares imprescindíveis, onde não faltarão as obras do artista César Manrique, um génio que integra arte e natureza, e em que se destacam Lago Martiánez em Puerto de la Cruz e o Parque Marítimo de Santa Cruz de Tenerife; nem o enclave de Tenerife por excelência: o Parque Nacional do Teide, coroado pelo pico mais alto da Espanha, com 3718 metros. A extensão do Parque Nacional, que é Património da Humanidade, é de cerca de 19 mil metros quadrados e, claro, existem diversas rotas para o explorar. No entanto, recomendamos apanhar o teleférico até à estação superior e daí completar a pé o caminho que leva até à cratera… Porque o Teide é um vulcão, um dos mais altos do planeta, e a sua natureza explica a bela e árida paisagem de fumarolas e fluxos de lava petrificada que o rodeiam. Na primavera, curiosamente, floresce e toda a área conhecida como Las Cañadas del Teide reveste-se de uma camada de arbustos nativos coloridos que oferecem um espetáculo único.

Lago Martiánez

Lago Martiánez

A natureza é um dos grandes atrativos turísticos de Tenerife. O Parque Nacional do Teide é apenas um dos 43 espaços naturais protegidos, que ocupam metade da superfície da ilha. Se é apaixonado pela natureza, não deixe de visitar o Parque Rural de Anaga, uma Reserva da Biosfera, no extremo nordeste da ilha, para admirar no terreno a cordilheira abrupta de picos recortados. Caminhada, bicicleta de montanha e até passeios a cavalo são algumas das possibilidades de turismo ativo na região.

Parque Nacional do Teide

Parque Nacional do Teide

Continuamos com a natureza, mas com o azul do Atlântico como pano de fundo, porque uma das experiências mais incríveis que Tenerife oferece é a observação de cetáceos. A apenas cinco quilómetros da costa, contabilizam-se até 21 espécies diferentes de cetáceos. Especificamente, as águas calmas e profundas da costa sudoeste são o primeiro local Património de Baleias da Europa reconhecido pela Aliança Mundial de Cetáceos. No Puerto Los Gigantes, em Santiago del Teide, ou em Puerto Colón, em Adeje, pode apanhar os barcos para fazer excursões e contemplar estes belos animais, enquanto ao mesmo tempo desfruta da vista das impressionantes falésias.

Observação de cetáceos

Observação de cetáceos

O oceano também é palco de inúmeras atividades desportivas que pode praticar em Tenerife. Mergulho, surf, windsurf, kitesurf, stand up paddle, caiaque, etc. Mesmo que não seja praticante habitual destas disciplinas, atreva-se e experimente alguma delas. Inúmeras empresas especializadas estarão em condições de lhe fornecer o apoio adequado. Será uma experiência única!

Tenerife é um paraíso para os amantes dos desportos e das atividades ao ar livre. Isso inclui os desportos radicais. Se procura um choque de adrenalina, prepare-se para viver as experiências mais emocionantes em Tenerife. Escalada, parapente, bodyboard, tirolesa a muitos metros de altura… Não há limite para desfrutar!

Atividades desportivas

Atividades desportivas

E para os mais jovens da família, o Siam Park é o lugar ideal. É o maior parque temático da Europa, que recebeu, pelo sétimo ano consecutivo, o prémio Travellers Choice da TripAdvisor de Melhor Parque Aquático do Mundo. Com as suas 15 atrações e a inspiração peculiar na cultura tailandesa, surpreende tanto adultos como crianças!

Depois de toda a agitação, terá de recuperar as forças. A gastronomia tradicional é uma fonte ilimitada de alegrias para o estômago: comece com as papas arrugadas con mojo picón, que pode ser entrada ou acompanhamento de um suculento prato de carne ou peixe, seguido de queijo grelhado, também servido com “mojo”; como verá, o “mojo” é o molho mais popular e, embora a receita básica seja a mesma, cada casa tem a sua versão, qual delas a mais saborosa, dependendo de como se carrega mais ou menos num dos ingredientes. Não perca a “roupa velha”, um delicioso guisado com grão-de-bico e carne, nem a carne de cabra, maravilhosamente guisada, ou as costeletas com passas e “pinhas” de milho, como aqui chamam às maçarocas. É difícil deixar espaço para a sobremesa, mas faça-o e não se arrependerá.

Para os paladares mais sofisticados, ou para a celebração de momentos mais especiais, Tenerife tem cinco restaurantes com Estrela Michelin, uma boa indicação de que a ilha aposta também na alta gastronomia.

A gastronomia tradicional

A gastronomia tradicional

Outro conselho: acompanhe os pratos com vinhos locais. O cultivo da vinha foi introduzido pelos conquistadores castelhanos e portugueses e, como a filoxera – que devastou as vinhas da Europa – não chegou às Ilhas Canárias, em Tenerife temos o privilégio de encontrar castas que desapareceram do resto do mundo. Além disso, a ilha possui cinco denominações de origem, pelo que terá muito a aprender, se gosta de um bom vinho.

Complete a sua viagem a Tenerife desfrutando dos melhores planos de lazer em beach clubs, esplanadas, roof top bars com vistas espetaculares, espetáculos originais de todos os tipos, festivais de música com grandes artistas internacionais, o Carnaval, etc. Existem para todos os gostos e em qualquer época do ano.

Beach clubs

Beach clubs

Para o seu alojamento, a ilha dispõe de uma excecional oferta hoteleira de quatro e cinco estrelas, que oferece todos os confortos para tornar a sua estadia o mais agradável possível. Além disso, poderá relaxar ainda mais num de seus centros de spa e wellness, onde se desligará de corpo e mente após um intenso dia de turismo.

Que curioso termos terminado esta publicação e nem sequer termos mencionado as praias! Mas, bom… Já sabe que são fantásticas e que os turistas vêm a Tenerife por elas… Agora sabe que vêm por muitos mais motivos!

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?