A romântica rota da alfazema na Provença

Feliz São Valentim!

0 comentários

A Provença francesa é um daqueles destinos que não se costuma escolher à primeira, mas onde temos tendência a querer voltar, repetir a experiência, quando já o conhecemos. Talvez isto aconteça pelas suas paisagens espetaculares, pela sua tranquilidade, pela qualidade humana das suas gentes ou pelo tão característico aroma a alfazema que nos acompanha por toda a viagem.

Hoje vamos debruçar-nos sobre os campos de alfazema que nos envolvem numa explosão de cores e cheiros ao longo de todo o percurso. Nada como alugar um carro e percorrer à vontade as pequenas povoações que vão surgindo aqui e ali, desfrutando de cada uma das surpresas que esperam por nós. A melhor altura para ir é de meados de julho a meados de agosto, quando a alfazema floresce.

O site do turismo da Provença disponibiliza um mapa da floração para que escolha melhor a sua rota. São propostos 6 percursos diferentes que podemos percorrer como entendermos, percursos esses que possuem pontos em comum entre si, o que pode dar jeito se quisermos juntá-los. Feliz São Valentim!

Como, seguramente, não é possível explorar todas as povoações da Provença numa só viagem, vamos centrar-nos em apenas algumas.

Lourmarin:

Considerada uma das povoações mais bonitas de França, esta localidade encontra-se entre o vale do rio Durance e o vale de Calavon. Passear pelas suas ruas estreitas inunda-nos o espírito de uma invejável tranquilidade, à medida que passamos por entre os seus edifícios de grande valor histórico e arquitetónico, como o campanário a que os locais chamam “caixa de sal”, uma igreja românica, o castelo renascentista e casas antigas, com fachadas do mesmo período.

Lourmarin.

Sault:

Esta pequena povoação está situada no topo de uma gigantesca rocha, rodeado por campos de trigo, espelta e alfazema. Destacam-se as suas muralhas e os restos do seu imponente castelo medieval, que nos transportam para como viviam os seus habitantes entre a Idade Média e o século XIX. Existe um museu com antiguidades, várias destilarias de alfazema e trilhos de caminhada para se perder por entre os aromas dos seus campos.

Saint-Rémy de Provence:

Uma das povoações mais carismáticas de toda a Provença, mistura em partes iguais de tranquilidade, gastronomia e campos de alfazema. Foi um local estratégico para várias diferentes civilizações, o que se pode observar ao percorrer as ruas do seu centro histórico, onde é possível ver edifícios e ruínas romanas, românicas, medievais e do renascimento.

Casal andando entre os campos de lavanda em Provence.

Châteaurenard:

A meio caminho entre Saint-Rémy e Avinhão, deparamo-nos com esta fantástica povoação, que nos saúda com a silhueta do seu imponente castelo do século XIII, residência dos condes da Provença. Rodeados de uma multidão de campos de alfazema, impressiona a paz que podemos sentir ao percorrer as suas ruas, sem nos esquecermos de provar algum dos vários licores de lavanda que se vendem na zona.

Manosque:

Representante perfeita do verdadeiro espírito e estrutura de uma típica povoação provençal. Respira-se um ambiente animado nas suas ruelas e pequenas praças, onde poderá aproveitar para se sentar numa esplanada e degustar um bom vinho da região. Todos os sábados é realizado um mercado provençal que constitui uma verdadeira delícia para os sentidos.

Fachada de um edifício tradicional em Provence, França.

Orange:

O seu imponente teatro romano ergue-se por entre campos de plantas aromáticas. Muitos dos seus monumentos estão classificados como património mundial pela UNESCO, motivo pelo qual basta um passeio pelas suas ruas para nos levar a épocas passadas. Esta localidade é paragem obrigatória nos nosso percursos pelos campos de alfazema.

Vaison la Romaine:

Ao caminharmos pelas ruas desta povoação rodeada de olivais, vinhedos e alfazema, encontramos um dos maiores locais arqueológicos de França. Em praticamente qualquer recanto da localidade, é possível encontrar restos históricos e arqueológicos que farão as delícias de todo o apaixonado pelo tema.

Campos de lavanda ao pôr do sol em Provence.

Aproveite este Dia dos Namorados, porque não há nada melhor para o Dia dos Namorados do que um feriado! E mais se estiverem com as melhores empresas. Seja feliz!

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?