Descubra a diversidade que a Andaluzia oferece

0 comentários
Rate this post

Sol e neve, praia e serra, pântanos e desertos cheios de luz, espaços naturais, cidades cosmopolitas e aldeias lendárias, momentos e sabores que satisfazem o foodie mais exigente… Consegue imaginar uma região mais atraente do que a Andaluzia? Não é possível… Encorajamo-lo a experimentar pessoalmente.

Ecoturismo andaluz

Parque Nacional da Serra Nevada

A Andaluzia, sempre respeitadora do seu ambiente natural, tem a mais completa oferta de ecoturismo, geoturismo, aventura ou astroturismo, porque não é em vão que a Andaluzia oferece o maior número de “céus limpos” acreditados pela Starlight. Isto posiciona-a como um dos melhores destinos para os amantes da natureza, para os que apostam na sustentabilidade no seu sentido mais amplo. Com três parques nacionais – Sierra Nevada, Doñana e Sierra de las Nieves –, 24 parques naturais e 9 Reservas da Biosfera, constitui a região espanhola com maior extensão de território protegido.

Além disso, tem quatro geoparques que deverá conhecer durante a sua visita: o Geoparque Cabo de Gata-Níjar, o primeiro a obter a distinção europeia; o Geoparque Sierras Subbéticas, o reino dos Amonitas, um território com mais de 200 milhões de anos de história; o Geoparque Sierra Norte de Sevilla, com pontos-chave como o Cerro del Hierro ou as Cascatas del Huéznar; e o Geoparque Granada, que contém o mais completo conjunto de restos fósseis dos grandes mamíferos extintos que viveram durante o período quaternário, quando surgiu a humanidade no planeta.

Se é um apaixonado pela aventura, os espaços naturais andaluzes e a sua geografia, com contrastes paisagísticos marcantes e um clima tão ameno, são o cenário ideal para praticar atividades ao ar livre. Pode andar a cavalo, passear desfrutando dos seus bosques com duendes, passear em qulquer tipo de bicicleta ou deixar-se seduzir pelas emocionantes aventuras oferecidas pelas inúmeras empresas ecoativas. O único problema é escolher entre uma gama tão ampla de ofertas.

A Andaluzia é uma das regiões com maior biodiversidade do continente europeu. É um enclave estratégico para as aves migratórias entre a Europa e a África, sendo as zonas húmidas de Doñana um dos seus refúgios preferidos. Como El Estrecho, que também é uma área de trânsito para fascinantes mamíferos marinhos. E o esquivo lince ibérico, que tem o seu território principal na Sierra Morena; ou as serras de Cádiz e Málaga, que preservam endemismos botânicos da singularidade do abeto espanhol ou das florestas laurissilvas.

Cultura em todos os cantos

Mesquita em Córdova

A Andaluzia é o lar da maior fusão de culturas que pode imaginar. Com acentuado matiz andaluz, foi lugar de argáricos, tartéssios e iberos, filha de Roma e mãe da América; com raízes góticas, é o Renascimento do Sul e a maior expressão do Barroco. A Andaluzia é modernidade. O turismo cultural na Andaluzia é um elemento chave para conhecer a sua história.

Existem inúmeros locais e cidades declarados Património Mundial pela UNESCO. A Mesquita e o Conjunto Arqueológico Medina Azahara em Córdova, as cidades de Úbeda e Baeza na província de Jaén, o Alhambra e o Albaicín em Granada, a Catedral de Sevilha e o Alcázar Real, a antiga Casa de Contratação das Índias ou os Dólmenes de Antequera são apenas uma amostra dessa história profunda. Igualmente interessantes são os bens de natureza imaterial, como o Flamenco, a Dieta Mediterrânica ou a obtenção da cal, que desempenham um papel fundamental na idiossincrasia andaluza.

A memória da Andaluzia deixou na nossa terra um património relevante que testemunha a sua importância desde a mais remota Antiguidade. Território cobiçado pelos seus recursos, tem 25 Enclaves e 8 Conjuntos Arqueológico-Monumentais, alguns tão reconhecidos como o Dólmen de Soto (Huelva), Baelo Claudia (Cádiz), Los Millares (Almeria) ou Itálica (Sevilha). Hoje oferecem experiências ligadas ao astroturismo e à mitologia, às artes do espetáculo ou à arqueogastronomia, e muitas delas fazem parte de magníficos roteiros culturais como Viagem ao tempo dos iberos, a Rota Bética Romana, o Grande Caminho dos Primeiros Povoadores ou a Rota dos Fenícios. Vamos viajar no tempo?

A Andaluzia é também um lugar cheio de aldeias lendárias, porque não é por acaso que reúne cerca de 120 conjuntos históricos artísticos, de cidades com muita personalidade e museus que vale a pena visitar. Entre a variedade que existe, recomendamos o Museu Picasso de Málaga, a cidade mais cosmopolita da Andaluzia; o Museu de Belas Artes de Sevilha; ou o Museu da cidade Ibero-Romana de Cástulo, em Linares (Jaén).

Momentos foodie

Momentos foodie

Conhecer e apreciar a vinha, o olival ou a terra calma; acompanhar o pastor, fazer queijos artesanais e saber da transumância; mergulhar de cabeça nos meandros da almadrava e capturar o atum rabilho selvagem; identificar a flora, colher mel e reconhecer o trabalho árduo das abelhas; viver a azáfama dos lagares e provar o seu azeite virgem extra; passear pelo prado onde corre o porco ibérico e saborear o melhor presunto. Momentos foodie oferece experiências de imersão total no ambiente rural da nossa terra para que os viajantes sejam cúmplices do melhor sabor da Andaluzia. São atividades comprometidas com a sustentabilidade ambiental, que também permitem o contacto direto com o modo de vida, a cultura, o folclore e as tradições culinárias que dão sentido à nossa maneira de ser.

A Andaluzia, entre outros méritos, possui a maior produção de amêndoa ecológica do mundo (Los Vélez, Almería) e dispõe do maior número de DOP e IGP de vinhos e azeites da Península (24 e 17, respetivamente). Amassa a farinha (Lebrija) e fabrica o leite que permitem a elaboração dos melhores pães e queijos 2021/2022 do mundo (Sierra Sur de Jaén e Guarromán); mas também produz o único tomate com Indicação Geográfica Protegida de Espanha, o tomate de la Cañada (Almeria), e tem mais de 66 milhões de oliveiras que formam a maior floresta humanizada do planeta.

Cádis é a província por excelência quando falamos do bom vinho andaluz, com o seu Jerez e Manzanilla de Sanlúcar, mas outros territórios carregados de experiências enoturísticas não ficam atrás, como Granada, Condado de Huelva, Montilla-Moriles ou as Sierras de Málaga.

Existem milhares de oportunidades para conhecer a fundo a região andaluza! Descubra o seu paraíso interior com a Rota da Subética ou as encantadoras Pueblos Blancos.

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?