O “Havai europeu” está à sua espera… Viaje para Fuerteventura!

0 comentários

Fuerteventura é uma das ilhas mais selvagens e desertas das Ilhas Canárias e, no seu catálogo de paisagens, não faltam vulcões, praias paradisíacas, espetaculares montanhas de cores avermelhadas, povoações onde o tempo parece passar a um ritmo diferente e pitorescas localidades costeiras. Tudo isso, aliado às delícias da gastronomia “majorera”, faz de Fuerteventura um destino de referência. Sonha perder-se numa praia paradisíaca? Fuerteventura é o seu lugar. 😉

Praia

A ilha é sinónimo de quilómetros de praias paradisíacas de areia branca ou dourada e águas azul-turquesa, pelo que é conhecida como “a praia das Canárias”. É um local idílico para quem gosta de sentir o sol, a brisa do mar e tomar banhos revitalizantes em águas tranquilas e transparentes.

De norte a sul, desde El Cotillo até à península de Jandía, oferece infinitas possibilidades que em nada ficam a dever às imagens idílicas das Caraíbas. Entre as suas praias mais procuradas está a de Cofete, um paraíso virgem rodeado de montanhas e quase sem gente. As grandes praias de Corralejo são constituídas por um conjunto de enseadas de areia fina e dourada, de águas transparentes e tons esverdeados, adequadas para todos os públicos e rodeadas de bares de praia onde as horas passarão a voar.

Desportos náuticos

Além disso, o clima extraordinário, os longos dias de sol todos os dias do ano, as condições perfeitas de vento e a gama completa de serviços e facilidades fazem da ilha o local ideal para a prática de desportos náuticos como o surf, windsurf, kitesurf, mergulho e a pesca, entre muitos outros.

Os melhores locais para mergulhar são a praia de La Concha, protegida por um recife natural de rocha vulcânica e com águas transparentes, perfeitas para avistar chocos, peixes coloridos, polvos e até moreias que nadam nesta zona; e a Isla de Lobos, onde poderá ver peixes de todos os tipos e, com sorte, também algumas tartarugas marinhas.

Entretanto, para a prática de surf e windsurf, destaca-se El Hierro, onde encontrará as ondas mais famosas. El Hierro está localizada no norte da ilha, próximo da praia de Majanicho, onde o recife tem grande profundidade. Para quem pretende começar a praticar estes desportos, recomendamos a praia de Cotillo no verão, quando as ondas não são tão fortes.

Praia

Além da costa, Fuerteventura tem um ambiente natural muito rico. Este território é um dos mais antigos das Ilhas Canárias, tendo começado a emergir nas águas do Atlântico há cerca de 22 milhões de anos. Cada recanto da sua geografia está subordinado à origem vulcânica, onde habita uma variedade de plantas e uma fauna indígena de valor incalculável. Um ambiente natural de mais de 350 000 hectares de área protegida.

Não poderá perder o Monumento Natural da Caldera de Gairía, uma das últimas manifestações vulcânicas, cuja peculiaridade é conservar restos de vegetação climácica em zonas áridas; nem o Monumento Natural da Montaña del Cardón, que impressiona pelo impacto visual, por se situar numa área relativamente plana e pelas suas rochas apresentarem atraentes cores avermelhadas.

Outro dos locais que mais o surpreenderão é a Montanha Sagrada de Tindaya. É um espaço natural protegido, com cerca de 400 metros de altura, que se destaca na paisagem plana típica da ilha. Tem especial interesse histórico e arqueológico devido ao grande número de gravuras rupestres que mantém. Além disso, foi declarada Bem de Interesse Cultural e reconhecida pelo seu valor histórico como Monumento Natural e Ponto de Interesse Geológico. Depois de nos deixarmos seduzir pelo seu misticismo e pela sua beleza, podemos dar um passeio pelas ruas tranquilas da pequena povoação de Tindaya.

Oasis Wildlife

Se viajar com a família, uma boa opção de visita é o Oasis Wildlife, o maior parque temático do arquipélago das Ilhas Canárias, que inclui um zoo, jardim botânico e centro de jardinagem, além de espetáculos hilariantes com papagaios inteligentes, leões-marinhos divertidos, répteis interessantes e aves de rapina audazes. Este pulmão verde é o lar de mais de 3000 animais de 250 espécies diferentes e de milhares de plantas.

A gastronomia “majorera” fará com que se apaixone por Fuerteventura. Caracteriza-se pelos pratos confecionados com produtos locais e pelas receitas com baixo teor de gordura, com elementos básicos como o peixe, a farinha de trigo torrado, o queijo Majorero e a batata. Treze restaurantes fizeram propostas gastronómicas para os paladares mais exigentes, onde os produtos “Quilómetro Zero” se combinam com a cozinha mais vanguardista.

Gastronomia majorera

Se há uma iguaria que não poderá deixar de provar, são os queijos. O “Queijo Majorero” é uma das três Denominações de Origem Protegidas das Ilhas Canárias com que foi distinguido este produto de grande tradição no arquipélago e, em particular, neste território.

Fuerteventura é a ilha perfeita para umas férias mais do que inesquecíveis. Está preparado?

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?