Preparado para o Mundial de Futebol na Rússia 2018? Junho e julho vão ser os meses ideais para visitar as diferentes cidades que albergarão os melhores encontros de futebol do ano, o ambiente será incrível e as cidades brilharão como nunca. O Mundial terá início no dia 14 de Junho.
As pessoas pensam na Rússia como un país pouco acolhedor, com neve todo o ano e que nem existe verão. Existem muitos mitos, lendas e tópicos sobre a Rússia e os estrangeiros costumam cair nesta armadilha. Na realidade, na maioria das regiões da Rússia, o verão é uma estação quente e agradável. O país é tão grande que conta práticamente com todas as zonas climáticas.
Durante os seus mais de 1000 anos de existência, a Rússia deixou uma pegada importante na história, na cultura e na ciência a nível mundial com nomes tão famosos como Dostoievski e Tolstoi (literatura), Mendeleev (ciência), Tchaikovsky (música), Yashin (desporto) ou Gagarin (espaço).
Perante este cenário e com um mundial pela frente, desde Logitravel pusemos mãos à obra para trazer-te um guia com as 11 cidades da Rússia em que se realizará o Mundial de Futebol 2018 neste verão. Uma rota pela geografia russa com mundial incluído não costuma acontecer todos os dias, por isso, não percas a oportunidade!
MOSCOVO
Situada no centro da parte europeia da Rusia, nas margens do rio Moscova, Moscovo é a capital e a maior cidade do país. É o centro da vida política e económica, uma cidade metropolitana ao estilo Nova Iorque, Paris ou Berlim. A maioria da população são russos ainda que poderás notar que é uma cidade multicultural e cosmopolita. Apresenta um clima continental moderado e no verão encontrarás temperaturas média de 25ºC.
O que visitar: um turista em Moscovo tem pargem obrigatória na Praça Vermelha e no Kremlin, onde está situada a Catedral de São Basílio, a torre do Salvador, GUM (o centro comercial mais importante do país) e o Mausoléu de Lenin, entre outros esplêndidos monumentos. Entra na Praça do Teatro onde encontrarás o Teatro Bolshói e as suas figuras de cavalos esculpidas por Clodt, o famoso escultor. Atravessando o rio Moscova encontrarás a Catedral de Cristo o Salvador. Algumas ruas de visita obrigatória são a rua Tverskaya, a antiga rua Pyatnitskaya, a rua Ostozhenka e a rua Arbat. A magia está servida.
SÃO PETERSBURGO
A segunda maior cidade da Rússia também a mais europeia e centro cultural do país. Uma região de grande importância científica, cultural e económica. Apresenta um clima moderado e húmido, devido à sua localização, com uma temperatura média de 20ºC nos meses de junho e julho. Toda a parte histórica foi declarada Património da Humanidade pela Unesco e 10% do território da cidade está coberto por água.
O que visitar: o seu principal tesouro é o Museu de Hermitage tanto pela sua arquitetura como pela sua coleção brilhante. Através da avenida Nevski, a rua principal da cidade, poderemos continuar a percorrer a parte histórica da cidade com a sua amplia diversidade de monumentos: o Almirantazgo, a catedral de Nossa Senhora de Kazan, o Teatro Alexandrinsky, ou o mosteiro de Alejandro Nevski são alguns exemplos. Além disso, na avenida Nevski encontrarás todas as lojas e restaurantes que necessites. Não podemos esquecer de prestar atenção às magníficas puentes e às ilhas Vasílievski e Petrogradsky. Explora esta magnífica cidade e ficarás maravilhado…
KAZAN
O este e o oeste do país convivem nesta grande cidade sendo o encontro entre o cristianismo e o islamismo, a arquitetura antiga e a moderna. Kazan situa-se a 820 kilómetros a este de Moscovo e nela vivem ciudadãos de mais de 115 nacionalidades. Na capital do Tartaristão, os rusos e os tártaros representam a maioria da população. Apresenta um clima continental moderado com temperaturas médias, em junho e julho, que rondam os 25ºC.
O que visitar: os lugares mais interessantes de Kazan encontram-se na parte histórica da cidade. O Kremlin de Kazan é um conjunto de monumentos históricos e peças arquitetónicas, declarado Património Mundial pela UNESCO que deves visitar durante a tua estadio na cidade. À entrada encontrarás um monumento: Musa Jalil, um herói nacional e poeta do Tartaristão. A entrada é gratuita. Outros lugares de interesse do Kremlin são a mesquita Kul Sharif, a catedral da Anunciação e a torre Syuyumbike. A rua mais turística da parte antiga é a Avenida Bauman onde encontrarás de tudo. Também não podes perder a Catedral da Epifania e o seu miradouro.
SOCHI
Sochi, conhecida como a capital do verão devido às suas infraestruturas de praia ao longo da costa do mar Negro. Pelo contrário, também é a capital do ski de montanha devido às cordilheiras que rodeiam a cidade. A revista Forbes declarou Sochi, dada a sua riqueza cultural e económica, como a melhor cidade do país para investir. Pode parecer estranho mas não existe inverno em Sochi uma vez que se encontra numa zona húmida subtropical. A temperatura média no verão é de 26,5ºC e a água do mar chega a 24,5ºC.
O que visitar: a natureza e os lugares históricos abundam en Sochi, apresentando aos seus visitantes uma oferta de atividades muito variada. Uma das melhores vistas da costa do mar Negro podes encontrá-la na cordilheira de Ajún à qual poderás aceder através dos bosques de tejo e das florestas de boj. O percurso até à torre levar-te-á por 30 cavernas e uma impressionante cascata. A oferta turística de Sochi é incrível ao ser um dos lugares mais visitados no verão. Se vais fazer ski, a estância de Krasnaya Polyana é a ideal para ti. Outro lugares de interesse para a tua visita são a marginal, o Dendrarium de Sochi (jardim botânico) e o seu magnífico parque de atrações.
ROSTOV Do DON
Rostov do Don é a capital do Distrito Federal do Sul da Rússia e encontra-se na margem direita do rio Don. Conhecida pelas suas tradições que dizem respeito à natureza com dezenas de projetos de parques naturais e uma grande festa anual na qual os seus habitantes plantam centenas de árvores.
O que visitar: Não podes perder a rua Bolshaya Sadovaya e uma das suas famosas zonas conhecida como a Broadway de Rostov entre os seus habitantes. A catedral da Natividade da Santíssima Virgem Maria e o Museu de Locomotoras são dois dos seus principais atrativos turísticos. Para o mundial foi construído o “Rostov Arena” com uma capacidade de mais de 45 mil pessoas.
VOLGOGRADO
A princípio chamava-se Tsaritsin, continuando como Stalingrado na época soviética e chegando à sua atual denominação desde 1961, Volgogrado, com um status de Cidade Heróica. Esta cidade, extendida por 90 kilómetros pelas margens do rio Volga, foi o ponto de viragem da Segunda Guerra Mundial numa das batalhas mais sangrentas da história.
O que visitar: visita o Kurgan Mamayev para subir ao lendário monumento denominado Mãe Pátria, uma escultura de uma mulher com uma espada, com 85 metros de altura. Na rua Sovietskaya encontrarás o Museu-Panorâmico da Batalha de Stalingrado, uma visita impactante. A Praça dos Soldados Caídos, com a sua chama eterna, e o planetário de Volgogrado vão preencher bem a tua agenda.
KALININGRADO
Trata-se da cidade mais ocidental da Rússia, também conhecida como “a entrada ocidental do país”. Com a queda da URSS esta região ficou isolado do país, fora do seu território e por terra sé é acessível através da Polónia e da Lituânia. A sua história é de grande interesse, partindo de ser a antiga cidade da Prússia Oriental Königsberg e com as alterações marcadas na sua arquitetura. Além disso, é a cidade russa com maior queda de precipitação e chove em torno de uns 200 dias por ano.
O que visitar: a catedral de Kaliningrado é o seu símbolo principal e no seu pátio está enterrado o filósofo alemão e súbdito russo Immanuel Kant. Dentro encontrarás museus de grande interesse. Visita o seu centro etnográfico “Povo Pesqueiro” e a embarcação que está ao lado de onde saem excursões pelo rio Pregolia. Esta região costuma ser mencionada com a Região do Âmbar e conta com o único museu da Rússia sobre esta jóia do Báltico.
SAMARA
Esta cidade foi fundada no século XVI como fortaleza de vigilância no rio Volga e agora conta com mais de 1 milhão de habitantes. Em Samara construiram-se os diferentes componentes do foguetão que levou Yuri Gagarin até ao espaço. Foi também a residência de alguns escritores famosos como Alexey Tolstoy e Maksim Gorki.
O que visitar: cidade para os amantes da astronomia com o seu museu Samara Kosmicheskaya onde poderás provar a comida espacial que se vende como recordação. Conta com diferentes museus de arte e o Museu do Futebol. Samara foi a segunda capital da URSS e por isso apresenta-se como um Museu da Época Soviética com lugares como a Casa-Museu de Lenin ou o bunker de Stalin.
EKATERIMBURGO
Esta cidade situa-se na fronteira geográfica entre a Europa e a Ásia. Ekaterimburgo é uma cidade metalúrgica e a sua fama precede-a com exemplos como a estrutura de cobre da Estátua da Liberdade ou o aço para a construção da Torre Eiffel. Em 2002 Ekaterimburgo foi incluída na lista das 12 melhores cidades do mundo para morar pela UNESCO.
O que visitar: dois dos seus atrativos turísticos são a mansão de Sevastyanov e a propriedade de Zheleznov, empresários do século XIX. A igreja da cidade é seguramente um dos lugares mais visitados pelos turistas. Curiosamente, a arquitetura dos séculos passados convive em armonia com os edifícios mais modernos.
NIZHNI NÓVGOROD
A confluência dos rios Volga e Oka viu fundars-e uma das cidades mais antigas da Rússia em 1221. Até 1990, Nizhni Nóvgorod estava fechada à entrada de estrangeiros dadas as fábricas militares que alojava. A sua riqueza cultural e histórica leva-a a estar na lista das 100 cidades do mundo que representam o valor histórico e cultural da humanidade pela UNESCO. Também é conhecida comoa “Hollywood Russa” pelos mais de 150 filmes gravados aí.
O que visitar: diferentes épocas e culturas unidas no mesmo local histórico. A fortaleza de Kremlin Nizhegorodski é o monumento mais representativo da cidade e pode passear pelos seus muros e torres que nunca foram tomados. Na rua Ilynskaya poderás retroceder um século e meio no tempo. E não te esqueças de visitar a Catedral de Alexander Nevski com uma aparência única.
SARANSK
Saransk é a capital da república da Mordovia e um dos centros de revoluções durante o século XVII. Os costumes pagãos mantêm-se nesta região refletindo-se na cultura, gastronomia e festas tradicionais. O famoso ator Gerard Depardieu viveu algum tempo em Saransk, abriu um cinema e o centro cultural tem o seu nome.
O que visitar: ao ser uma cidade de tamanho médio poderás percorrer Saransk a pé sem problemas. A Catedral de São Fedor Ushakov é o símbolo da cidade e as vistas do seu miradouro são excelentes. A Igreja da Assunção da Virgem é outro dos locais a destacar junto ao Parque Cultural Pushkin, onde encontrarás a roda da fortuna, uma bonita lagoa e um lugar com esculturas dos famosos contos de Pushkin. Nos extremos das pontes encontrarás bolas de cristal com as quais poderás recebir conselhos sobre situações vitais.
0 Comentários