Viajar até à Turquia implica abrir as portas a um mundo plural, pleno e completo, de sonhos com sabor a pistácios e figos, com um passado histórico, uma cultura rica e tradições entrelaçadas com o seu ambiente. Com ruínas gregas e romanas espalhadas por toda a sua geografia, há tantos lugares para visitar que seria impossível vê-los todos numa só viagem… A desculpa perfeita para voltar!
Istambul, onde a cultura e a mente aberta andam de mãos dadas
“Yurtta Barış, Dünyada Barış”. Com este lema que permeia as longas ruas de Istambul, e que significa “Paz em casa, paz no mundo”, a cidade turca apresenta-se como a memória viva de culturas que chegam até ao presente. Os viajantes mergulharão em ruelas e bazares de tapetes, caminharão de mãos dadas pela Mesquita de Santa Sofia, felizes sob o Corno de Ouro, subindo a Avenida Istiklal, imaginando lendas entre a Cisterna da Basílica e o Palácio Dolmabahce, deixando-se hipnotizar pela Mesquita Azul e desfrutando de uma das melhores viagens das suas vidas sob a torre de Galata. Istambul atravessa o final da Idade Média com o Palácio Topkapi e enaltece-se com a Mesquita Suleymaniye. Tudo é possível em Istambul, desde desfrutar dos ricos aromas no mercado de especiarias até maravilhar-se com o Bósforo na Mesquita de Ortakoy, e até mesmo terminar o dia com um delicioso copo de Ayran!
A Capadócia, um conto de fadas na Turquia
Em pleno coração da Turquia encontra-se uma região mágica, cheia de vida e alegria, com uma paisagem mais típica de um fantástico conto de fadas do que deste mundo. Recheada de formações rochosas com tons esbranquiçados, vales impressionantes e cidades subterrâneas, a Capadócia é um dos lugares mais turísticos do país. Esta região, declarada Património da Humanidade pela UNESCO, propõe ao viajante um território cheio de história e lugares únicos.
Ao norte da Capadócia concentram-se as chaminés de fadas com alturas até 45 metros, e nas aldeias de Kaymakli e Derinkuyu, cerca de 20 quilómetros a sul de Goreme, encontram-se duas das cidades subterrâneas mais interessantes da região. Visitar os museus da Capadócia ou descobrir as colinas de Uchisar são outros dos planos principais oferecidos por esta região mágica. No entanto, um dos pontos turísticos mais famosos são as dezenas de balões coloridos que sobem sobre o terreno único ao amanhecer. Na verdade, a cereja sobre o bolo ao visitar este lugar especial é admirar os primeiros raios de sol centenas de metros acima do nível do mar.
As ruínas mais bonitas da Turquia estão em Éfeso
A poucos quilómetros ao sul da cidade de Izmir fica um dos sítios arqueológicos mais espetaculares do mundo: Éfeso, um autêntico museu ao ar livre. Entre as ruínas deste relevante centro cultural e histórico, destaca-se o Antigo Teatro de Éfeso, considerado o maior anfiteatro do mundo devido à sua capacidade para cerca de 30 000 pessoas. Éfeso foi declarado Património da Humanidade em 2015 e é um dos lugares mais turísticos e visitados do país.
Belezas do interior: Pamukkale e Afrodisias
Na direção dos Vales do Interior, há dois lugares espetaculares incluídos na lista do Património Mundial da UNESCO que recebem os visitantes.
Pamukkale, que significa “o castelo de algodão”, oferece uma experiência única no interior do Egeu. Recebe este nome precisamente devido aos seus surrealistas travertinos brancos. Além disso, em cada socalco formam-se piscinas quentes que caem em cascata até ao chão, como se se tratasse da antiga cidade frígia de Hierápolis.
Por sua vez, Afrodisias, a cidade de Afrodite, é imperdível no interior do Egeu. É um importante centro de cultura e arte, graças à sua escola de escultura que ganhou grande fama na Antiguidade. Além das esculturas fascinantes, o Templo de Afrodite, o Estádio, o Odeão e o Pórtico de Tibério são os tesouros arqueológicos que têm de ser vistos nesta cidade antiga.
A Turquia apresenta-se como uma terra de sonhos e realidade possível, lendária ao longo dos séculos e desejada por muitos. Com um crescente e uma estrela como bandeira, abre as suas portas ao visitante que respeita a diversidade das suas culturas. Viajantes, vamos descobrir os enigmas desta terra misteriosa!
0 Comentários