Cruzeiro: é a sua primeira vez?

Tudo o que o cruzeirista novato deve saber

0 comentários

Quando vamos fazer o nosso primeiro cruzeiro é normal que nos surjam muitas dúvidas. Tenho de levar toalha para tomar banhos de sol? Há secador de cabelo no camarote? Que roupa tenho de levar? Aqui poderá encontrar o manual básico para o  cruzeirista novato.

Preparados para embarcar no cruzeiro

Preparados para embarcar no cruzeiro

 

A mala

Não, não tem de levar toalhas para apanhar sol no convés, já que no navio têm toalhas à sua disposição e trocam-na quando estiver molhada. Mas atenção, não as perca ou irão cobrá-las como desaparecidas. E no camarote encontrará um secador de cabelo. E é proibido levar o seu por motivos de segurança, como também um ferro de engomar.

Quando chegar ao terminal de cruzeiros, terá de deixar as malas no balcão exterior e funcionários da companhia irão levá-las até ao seu camarote. Este processo demora algum tempo, pois as malas passam por um scanner, são transportadas ao navio e depois distribuídas pelos respectivos camarotes. Portanto, prepare uma mochila ou pequena mala que poderá levar consigo durante o embarque. Nesta deverá levar:

  • Documentação da viagem e passaportes.
  • Medicamentos, sobretudo aqueles que tenha de tomar a horas concretas.
  • Fato de banho. É importante se deseja usufruir das piscinas a partir do primeiro momento, porque as malas poderão chegar ao seu camarote só ao final da tarde.
  • Máquinas fotográficas, portáteis, tablets ou objectos de valor ou delicados que não queira perder de vista durante o cruzeiro.

 

Desfrutando em família na piscina

Desfrutando em família na piscina

Imprescindíveis

Depois, leve um bom estojo de primeiros-socorros para qualquer imprevisto. A assistência médica a bordo de um cruzeiro é muito cara e, apesar de o seu seguro de viagem talvez possa cobrir essas despesas em caso de acidente. Mas para pequenas emergências é recomendável não depender de terceiros. Paracetamol, ibuprofeno, antiácidos para digestões pesadas, antihistamínicos para os alérgicos, pensos…

E muito importante: os comprimidos para o enjoo costumam estar disponíveis no navio. Porém, algumas pessoas ao subirem a bordo sentem má-disposição. Por este motivo, recomendamos que os leve de casa e, se deseja evitar o efeito sedante, compre com cafeína.

Vestuário

Em relação à roupa, e apesar nas noites de gala serem cada vez mais informais, não se esqueça de levar roupa elegante. Durante o dia roupa confortável: calções, saias, sandálias, t-shirts, tops, vestidos… Isto é, roupa habitual de Verão. Se for numa estação mais fresca, calças, jeans, camisas, casacos…

Para os jantares no cruzeiro recomendamos vestir-se como se fosse a um bom restaurante da sua cidade. As damas, se optam por vestidos com os ombros descobertos, recomendamos que levem um xaile ou um foulard, porque por vezes o ar condicionado está muito forte nos restaurantes.

Relax no convés

Relax no convés

O embarque no cruzeiro

A que hora se deve apresentar para o embarque? Procure essa informação da documentação do cruzeiro. Mas tenha em conta que de manhã deverão desembarcar os passageiros do cruzeiro anterior. Depois tem lugar o processo de limpeza dos camarotes. Portanto, os embarques costumam começar por volta das 12:00 horas (meio-dia). Mas lembre-se de consultar as instruções na sua documentação.

Já no terminal, após realizado o check-in, atribuir-lhe-ão um número de embarque e terá de esperar que lhe permitam embarcar. Quando se iniciar o embarque do cruzeiro, a companhia irá chamando os grupos de passageiros em função do seu número.

Pode acelerar o processo de check-in se o fizer no site da companhia. Em alguns casos também lhe permite fazer reservas de restaurantes, pacotes de bebidas, espectáculos e excursões. Assim, no terminal de cruzeiros só terá de apresentar a documentação e permitir que lhe tirem uma fotografia para associá-la ao seu cartão identificativo do cruzeiro.

Também terá de apresentar também um cartão de crédito na qual serão associadas as suas despesas a bordo. Será pedido durante o check-in ou poderá registá-lo nas primeiras 48 horas a bordo numas máquinas específicas para essa finalidade.

Primeiros passos a bordo de um cruzeiro

Quando entrar no camarote, verifique que tudo funciona correctamente e peça o que necessitar (juntar ou separar as camas, berço, algo que não funcione, etc.) ao assistente de camarote, que encontrará facilmente no corredor. Mais fácil ainda será que ele ou ela se apresente no seu camarote.

No camarote

No camarote

Verifique se tem o turno de jantar seleccionado e, se desejar, dirija-se ao restaurante para ver a sua mesa. Se viaja com amigos ou família que fizeram a reserva por separado e quer que se sentem na mesma mesa, consulte o horário e o lugar de atenção do chefe de sala, para pedir-lhe as alterações oportunas  (se for possível).

Possivelmente, pouco depois de embarcar será hora de almoço ou lanche. Nesse sentido,  veja no diário de bordo que terá no seu camarote os restaurantes ou buffets que estão abertos e o seu horário. O diário de bordo será o seu guia no cruzeiro, con informações importantes e actividades. Actualmente, muitas companhias têm apps que poderá descarregar no seu smartphone para estas e muitas outras funções.

Reservas

Contudo, se não reservou excursões previamente, deveria reservar pelo menos as dos dois dias seguintes ao embarque, para não ficar sem lugar. Igualmente, se é um navio muito grande que requer reserva para espectáculos ou se deseja jantar num restaurante de especialidades numa determinada noite. Visite também o spa, que costuma abrir as suas portas no dia de embarque. E reserve os tratamentos que desejar antes que se preencham os horários mais procurados.

Finalmente, explore o navio com um plano na mão para conhecer todos os seus recantos. Boas férias!

Em alto mar

Em alto mar

 

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?