Pode dizer-se que Ibiza tem de tudo, sendo isso, possivelmente, parte do segredo do seu sucesso eterno. Adora a região do Mediterrâneo? Este é o ponto central das suas águas quentes e cristalinas…; Adora as pequenas e charmosas enseadas, onde até pode dar um mergulho, enquanto lhe preparam um bullit de peix com peixe acabado de pescar? Aqui pode desfrutar de tudo isso…; Sente sedução pelos finais de tarde num luxuoso chill out com um ambiente fantástico, e que fazem sucesso no seu Instagram? Tem muito por onde escolher: Cala d’Hort, Benirrás, Punta Galera…!
Prepare-se para percorrer a ilha e surpreender-se com a sua beleza genuína. Comece por explorar o centro histórico da sua capital, a cidade de Ibiza. Esta zona, maravilhosamente preservada, chama-se Dalt Vila, que significa “cidade alta”. As suas muralhas datam do século XVI, a época do renascimento, e são as muralhas mais bem preservadas do Mediterrâneo. Por isso, Dalt Vila é Património Mundial da UNESCO desde 1999, reconhecimento que partilha com a Necrópole púnica de Puig des Molins e com a aldeia fenícia de Sa Caleta, situada a sul da ilha, cuja visita é igualmente obrigatória.
No topo da Dalt Vila, pode visitar a Catedral de Ibiza, passear pelas suas ruelas medievais, perder-se nas lojas de artesanato local e de moda Adlib, bem como efetuar uma paragem nos seus baluartes para contemplar a pausagem durante o dia e as estrelas à noite. Como vê, visitar Dalt Vila é uma boa ideia para qualquer altura.
Aos pés da Dalt Vila, encontra-se o porto de Ibiza, que também merece a sua atenção. Embarcações de recreio, como magníficos iates de luxo, ferries e navios de cruzeiro, encontram-se imponentemente atracados. A marina é uma zona animada, com uma vasta oferta gastronómica e comercial para se entreter da melhor forma de manhã ou à tarde. É igualmente um ponto de referência para os amantes da navegação. Ibiza é um paraíso para a prática de desportos ao ar livre e, em especial, náuticos, uma vez que as temperaturas são convidativas e os dias são solarengos em todas as estações do ano.
Recentemente, algumas modalidades, como o paddle surf, ganharam popularidade e fazem as delícias de famílias e grupos de amigos. Como é óbvio, não nos podemos esquecer do mergulho, outra das atividades obrigatórias e que permite contemplar toda a extensão da Possidónia Oceânica, a planta subaquática responsável pela regeneração do ecossistema marinho. Sabia que as pradarias de Possidónia Oceânica de Ibiza são Património da Humanidade?
Já que destacamos os valores ecológicos desta ilha, fique a saber que Ibiza é uma área natural protegida com uma incrível biodiversidade. Para a conhecer, pode optar por percursos de caminhada ou de bicicleta, participar numa visita ornitológica ou contemplar o seu sistema de dunas. A variedade das paisagens irá surpreendê-lo, incluindo uma muito especial: as salinas. Ibiza produz, atualmente, mais de 50 000 toneladas de sal por ano. Contudo, se tem um paladar requintado, pergunte pela flor de sal, a mais requintada e de confeção artesanal.
A propósito de sabores, sugerimos que experimente a deliciosa gastronomia de Ibiza. Entre os pratos mais típicos, encontrará o já citado bullit de peix, um ensopado de peixe e arroz servido em duas travessas. Na primeira, degusta-se o peixe fresco pescado junto à costa (tamboril, rascasso vermelho, peixe-galo, garoupa…) cozido com batata e temperado com um travo de molho de alho. Na segunda, é servido o arroz a banda, preparado com o caldo resultante da cozedura do peixe. Delicioso! Mas existem igualmente muitas outras receitas que irão fazê-lo lamber os dedos, desde o sofrit pagès, que é uma combinação de vários tipos de carne frita e vegetais, ao flaò, um tipo de tarte de queijo e hortelã que é servida como sobremesa. E, para acompanhar todas estas iguarias, não hesite em escolher um Vino de la Terra de Ibiza, elaborado com o tinto Monastrell ou o branco Malvasía. Maravilhoso!
Destino de natureza, sustentável, cultural e gastronómico…. Ibiza rompe com os clichês para oferecer tempos de lazer à medida de cada viajante. Também se destaca como destino preferido dos adeptos de duas atividades muito em voga, o ioga e a meditação. A sua paisagem natural e os cenários idílicos promovem a paz para nos voltarmos a ligar com o nosso eu interior. Nesse sentido, surgiu uma interessante oferta de retiros e escolas especializadas.
E se desejarmos cuidar de nós próprios, quer por dentro ou por fora: tome nota do excelente circuito de SPA e espaços de bem-estar espalhados por toda a ilha, bem como as ecoshops onde encontrará uma ampla variedade de produtos orgânicos e 100% naturais.
Nós avisámos… vai apaixonar-se por esta ilha! Palavra de Logitravel.pt.
0 Comentários