Ibiza, a ilha pela qual se vai apaixonar

A clássica beleza mediterrânica de Ibiza tem encantado gerações atrás de gerações. Como resistir à sua luz, ao seu pôr-do-sol, à sua gastronomia ou à simpatia das suas gentes? Puro magnetismo!

0 comentários

Pode dizer-se que Ibiza tem de tudo, sendo isso, possivelmente, parte do segredo do seu sucesso eterno. Adora a região do Mediterrâneo? Este é o ponto central das suas águas quentes e cristalinas…; Adora as pequenas e charmosas enseadas, onde até pode dar um mergulho, enquanto lhe preparam um bullit de peix com peixe acabado de pescar? Aqui pode desfrutar de tudo isso…; Sente sedução pelos finais de tarde num luxuoso chill out com um ambiente fantástico, e que fazem sucesso no seu Instagram? Tem muito por onde escolher: Cala d’Hort, Benirrás, Punta Galera…!

Finais de tarde em Benirrás

Prepare-se para percorrer a ilha e surpreender-se com a sua beleza genuína. Comece por explorar o centro histórico da sua capital, a cidade de Ibiza. Esta zona, maravilhosamente preservada, chama-se Dalt Vila, que significa “cidade alta”. As suas muralhas datam do século XVI, a época do renascimento, e são as muralhas mais bem preservadas do Mediterrâneo.  Por isso, Dalt Vila é Património Mundial da UNESCO desde 1999, reconhecimento que partilha com a Necrópole púnica de Puig des Molins e com a aldeia fenícia de Sa Caleta, situada a sul da ilha, cuja visita é igualmente obrigatória.

No topo da Dalt Vila, pode visitar a Catedral de Ibiza, passear pelas suas ruelas medievais, perder-se nas lojas de artesanato local e de moda Adlib, bem como efetuar uma paragem nos seus baluartes para contemplar a pausagem durante o dia e as estrelas à noite. Como vê, visitar Dalt Vila é uma boa ideia para qualquer altura.

Dalt Vila

Aos pés da Dalt Vila, encontra-se o porto de Ibiza, que também merece a sua atenção. Embarcações de recreio, como magníficos iates de luxo, ferries e navios de cruzeiro, encontram-se imponentemente atracados. A marina é uma zona animada, com uma vasta oferta gastronómica e comercial para se entreter da melhor forma de manhã ou à tarde. É igualmente um ponto de referência para os amantes da navegação. Ibiza é um paraíso para a prática de desportos ao ar livre e, em especial, náuticos, uma vez que as temperaturas são convidativas e os dias são solarengos em todas as estações do ano.

Recentemente, algumas modalidades, como o paddle surf, ganharam popularidade e fazem as delícias de famílias e grupos de amigos. Como é óbvio, não nos podemos esquecer do mergulho, outra das atividades obrigatórias e que permite contemplar toda a extensão da Possidónia Oceânica, a planta subaquática responsável pela regeneração do ecossistema marinho. Sabia que as pradarias de Possidónia Oceânica de Ibiza são Património da Humanidade?

Possidónia Oceânica

Já que destacamos os valores ecológicos desta ilha, fique a saber que Ibiza é uma área natural protegida com uma incrível biodiversidade. Para a conhecer, pode optar por percursos de caminhada ou de bicicleta, participar numa visita ornitológica ou contemplar o seu sistema de dunas. A variedade das paisagens irá surpreendê-lo, incluindo uma muito especial: as salinas. Ibiza produz, atualmente, mais de 50 000 toneladas de sal por ano. Contudo, se tem um paladar requintado, pergunte pela flor de sal, a mais requintada e de confeção artesanal.

A propósito de sabores, sugerimos que experimente a deliciosa gastronomia de Ibiza. Entre os pratos mais típicos, encontrará o já citado bullit de peix, um ensopado de peixe e arroz servido em duas travessas. Na primeira, degusta-se o peixe fresco pescado junto à costa (tamboril, rascasso vermelho, peixe-galo, garoupa…) cozido com batata e temperado com um travo de molho de alho. Na segunda, é servido o arroz a banda, preparado com o caldo resultante da cozedura do peixe. Delicioso! Mas existem igualmente muitas outras receitas que irão fazê-lo lamber os dedos, desde o sofrit pagès, que é uma combinação de vários tipos de carne frita e vegetais, ao flaò, um tipo de tarte de queijo e hortelã que é servida como sobremesa. E, para acompanhar todas estas iguarias, não hesite em escolher um Vino de la Terra de Ibiza, elaborado com o tinto Monastrell ou o branco Malvasía. Maravilhoso!

Bullit de peix,

Destino de natureza, sustentável, cultural e gastronómico…. Ibiza rompe com os clichês para oferecer tempos de lazer à medida de cada viajante. Também se destaca como destino preferido dos adeptos de duas atividades muito em voga, o ioga e a meditação. A sua paisagem natural e os cenários idílicos promovem a paz para nos voltarmos a ligar com o nosso eu interior. Nesse sentido, surgiu uma interessante oferta de retiros e escolas especializadas.

Ioga e a meditação

E se desejarmos cuidar de nós próprios, quer por dentro ou por fora: tome nota do excelente circuito de SPA e espaços de bem-estar espalhados por toda a ilha, bem como as ecoshops onde encontrará uma ampla variedade de produtos orgânicos e 100% naturais.

Nós avisámos… vai apaixonar-se por esta ilha! Palavra de Logitravel.pt.

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?