Amigos aventureiros! Este artigo foi feito especialmente para vocês. Hoje falamo-vos daquelas viagens às entranhas da terra, onde somente uns quantos terão a sorte de poder chegar. Existe por todo o mundo uma quantidade de grutas de uma beleza indescritível, algumas das quais ainda inexploradas. Imaginam-se a ser os descobridores de algum de estes lugares? Sim, seria grandioso deixar o seu nome associado a uma descoberta… No entanto, como ainda não chegámos aí, trazemos-lhe uma lista de bonitas grutas que não só já estão descobertas como das quais algumas se encontram abertas ao turismo.
Fechadas ao público:
Gruta de Son Doong (Vietname): Dentro do Parque Nacional Phong Nha-Kẻ Bàng, podemos encontrar mais de 300 grutas diferentes, das quais apenas 20 foram exploradas. Uma delas é a Gruta Son Doong, que com os seus mais de 4,5 km é considerada a maior do mundo (embora ainda não tenha sido explorada na totalidade). Destacam-se as suas estalagmites de mais de 70 m de altura. Devido à perigosidade da gruta e do seu rio subterrâneo, encontra-se de momento encerrada ao público, sendo que, atualmente, apenas um reduzido número de cientistas tem autorização para lhe aceder.
Caverna de gelo do vulcão Mutnovsky (Rússia): Esta caverna, que parece retirada de um filme de fantasia, está situada na península de Kamchatka, na Rússia. A sua formação é devida à solidificação de correntes de água que fluem das fontes termais do vulcão Mutnovsky. O gelo acumulado é cada vez mais fino e isto leva a que a luz do sol se infiltre pelo teto, refletindo luz de cores vivas nas paredes de gelo da caverna. Embora seja possível percorrer esta caverna na totalidade, o seu difícil acesso torna-a praticamente inacessível aos turistas.
Caverna dos Cristais (México): Foi no interior da Mina de Naica, que se descobriu, por acaso, a chamada Caverna dos Cristais, formada por gigantescos cristais de gesso, com mais de 12 m de comprimento, os maiores jamais vistos na Terra. Devido às elevadas temperaturas, de mais de 45º, sentidas no seu interior, esta caverna encontra-se quase inexplorada. Cientistas da NASA descobriram microrganismos com mais de 50.000 anos de idade presos nos seus cristais milenares.
Abertas ao público:
Reed Flute Cave (China): Conhecida como “palácio das artes naturais”, é uma das grutas com estalactites e estalagmites mais impressionantes do mundo. A erosão da água levou a que as rochas adquirissem formas distintas, evocando elementos naturais como cogumelos, pinheiros e outros. Serviu como inspiração para o filme Star Wars e a sua iluminação artificial reflete um mundo de arco-íris no seu interior. É ainda possível encontrar nas suas rochas inscrições a tinta de poemas antigos.
Grutas de Batu (Malásia): Grutas de pedra calcária, formadas há mais de 400 milhões de anos, são hoje em dia um dos santuários hindus mais importantes do mundo e um dos destinos de maior afluência turística na Malásia. Existem 3 grutas principais, com templos, santuários e macacos! À sua entrada, encontramos uma grande escada desde onde nos saúda uma enorme estátua, com 42 metros de altura, do deus hindu Murugan.
Waitomo Glowworms (Nova Zelândia): O curioso de esta caverna de pedra calcária é o seu interior ser habitado por insetos brilhantes da família dos pirilampos, que segrega uma espécie de fio pegajoso para apanhar as suas presas e que brilha em consequência do reflexo da luz emitida pelo mosquito. Isto faz com que as cavernas, naturalmente escuras, se encham de pequenos pontos brilhantes. A gruta tem 3 níveis, mas nem sempre é possível visitar todos. Um lugar realmente mágico!
0 Comentários