Marrocos: O Reino da Luz

0 comentários
Rate this post

Quilómetros e quilómetros de costa com pequenas e encantadoras praias, desertos com grandes dunas onde se pode praticar várias atividades, gastronomia absolutamente requintada, alojamentos únicos, um rico património histórico e cultural… E tudo com um forte compromisso com a sustentabilidade! Tudo isto e muito mais à sua espera em Marrocos!

Alojamentos originais

Deserto de Agafay

Marrocos oferece uma grande variedade de alojamentos onde pode mergulhar totalmente na cultura árabe-mourisca, como riads e kasbás, casas ou pequenos palácios com arquitetura e decoração típicas marroquinas, com belos pátios interiores que tornam sua estadia inesquecível e verdadeiramente única.

Se quiser viver a incrível experiência de dormir sob as estrelas no meio do deserto, Marrocos oferece várias opções para dormir em tendas localizadas no meio das dunas com todas as comodidades necessárias. Esta atividade pode ser feita nos desertos de Agafay e Merzouga, onde os guias locais lhe darão informações detalhadas sobre o céu noturno e encantarão com os sabores típicos amazigh da zona.

Artesanato tradicional

Artesanato local

Para continuar a descobrir a cultura do país, é essencial explorar o seu artesanato, que evoluiu da simples fabricação de necessidades para a criação de elementos de design, altamente aclamados pelos turistas, como produtos de couro, tapetes, joias, cerâmica ou ferro forjado, entre muitos outros.

Entre os ofícios mais importantes e antigos está o curtimento e o trabalho do couro nos curtumes típicos de Fez. A oficina mais conhecida é a de Chouwara, com grandes poços coloridos, cuja imagem é uma das mais famosas da cidade.

História e cultura

Mausoléu de Maomé V

O património histórico, cultural e artístico de Marrocos está entre os mais ricos do mundo. Toda a cidade de Rabat foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO, devido à grande beleza de atrações como o Mausoléu de Maomé V, a Torre Hassan e o sítio arqueológico de Chellah, entre outras.

Em Tetuão, também declarada Património da Humanidade pela UNESCO, destaca-se o Museu Arqueológico, com coleções pré-hispânicas e pré-islâmicas que lhe permitem conhecer a história da região. Muito interessante!

Outros museus de destaque são o Museu Villa Harris, em Tânger, com várias obras de artistas internacionais, como Jacques Majorelle; o Museu Dar Batha, em Fez, com peças de artesanato popular; e o Museu Nacional de Música Dar Jamaï, onde poderá mergulhar na música africana, uma das expressões culturais mais ricas e importantes do país.

Também recomendamos participar num dos muitos eventos realizados ao longo do ano, como o Tan-Tan Moussem, em que mais de 30 tribos do sul se reúnem para um grande encontro de corridas de camelos, música e dança. Este evento foi declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2008 e é uma experiência muitíssimo divertida.

Gastronomia

Cuscus

A cozinha marroquina é muito diferente da cozinha europeia, por isso é muito atraente para os seus visitantes. Baseia-se numa mistura de sabores únicos e muito característicos. O cuscus e a tagine, feitos com carne e legumes cozidos, são duas das receitas mais tradicionais.

A harira é uma sopa de legumes tradicional geralmente consumida no Ramadão; a bissara é um puré de feijão simples, mas profundamente enraizado na cultura culinária, e a bastela é uma massa folhada recheada com carne e legumes. Delicioso!

Não parta sem provar os seus icónicos doces como a chebakia, feita de farinha, ovo, manteiga e nozes torradas; e os briwat, pastéis recheados com amendoins e doce de leite que não deixarão ninguém indiferente.

Sustentabilidade

Hoje, Marrocos é um dos países líderes em turismo sustentável. A sua grande variedade de paisagens, praias, montanhas, desertos e centros urbanos são mantidos com absoluta responsabilidade ecológica.

Para incentivar o compromisso ambiental no setor do turismo, o governo marroquino criou alguns rótulos, como a “Chave Verde” para os hotéis ou a “Bandeira Azul” para as praias, que garantem espaços responsáveis para quem a obtém.

Uma das realizações notáveis em Marrocos nesta linha sustentável é a criação de estações de tratamento de águas residuais em várias cidades, como Agadir, Rabat e Marraquexe, para irrigar espaços verdes e campos de golfe.

Convencemo-lo? Reserve já a sua próxima viagem a Marrocos!

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?