Andaluzia, O DESTINO em letras maiúsculas

0 comentários

*Conteúdo patrocinado pela Junta de Andalucía

A Andaluzia é um daqueles lugares que não pode deixar de visitar repetidamente, pois a cada viagem descobrirá novos recantos e viverá novas experiências inesquecíveis. De norte a sul e de este a oeste, a comunidade é naturalmente próxima, naturalmente ativa, naturalmente mágica e naturalmente responsável. Continue a ler e ficará a saber porque é que a Andaluzia é O DESTINO em letras maiúsculas.

Naturalmente próxima

Uma pequena cidade turística de Nerja na Costa del Sol.

Se há algo de que gostamos nesta região, é sem dúvida a sua paixão por fazer com que o viajante se sinta à vontade, como em casa, e descubra a autenticidade da sua gastronomia, dos seus costumes e das suas tradições.

A sua gastronomia destaca-se por acentuar as matérias-primas da região e os produtos locais, como o presunto, o vinho, o azeite, a azeitona, os queijos, a azevia, o cogumelo, o tomate, o lagostim, a anchova, a gamba ou o atum… Vai encontrar todos estes produtos e muito mais em pratos incríveis, disponíveis em bares e restaurantes, que farão as delícias de cada dia da sua viagem. Além disso, ao longo do ano pode assistir a múltiplos encontros gastronómicos, desfrutar de rotas específicas — a do Atum Almadraba, a do Arroz na província de Sevilha, e a do Jabugo na província de Huelva, entre outras — ou saborear menus especiais como o do V Centenário.

Outra forma de se aproximar da Andaluzia é descobrir o artesanato tradicional das suas localidades, muito rico em argila, pedra, metais, têxteis, couro, madeira e fibras vegetais. Não só poderá regressar a casa com artigos típicos da comunidade, como também poderá descobrir, em zocos (mercados tradicionais) e oficinas, as práticas ancestrais que foram transmitidas de geração em geração.

Naturalmente ativa

Vista da Serra Nevada, em Granada.

Se adora verdadeiramente a natureza, deve saber que a Andaluzia possui a maior rede de áreas naturais protegidas da Península Ibérica e as mais diversas paisagens, todas perfeitas para a prática de qualquer atividade física, quer seja por terra, por mar ou no ar.

Para quem prefere manter os pés no chão, recomendamos rotas em 4×4, ciclismo de montanha na Sierra Nevada, La Alpujarra, Sierra Cabrera ou Vejer; passeios a cavalo, canoagem, escalada, caminhadas em parques naturais para observação de pássaros, espeleologia… Até pode dar uma volta à Andaluzia em bicicleta! E claro, é sempre melhor fazê-lo na companhia de instrutores especializados e sendo responsáveis com a Mãe Terra.

No meio marítimo também existem muitas opções ao seu alcance: canoagem no rio Guadalquivir, surf e kitesurf em Tarifa — considerado o berço deste desporto em Espanha —, esqui aquático, vela, mergulho em Cabo de Gata para descobrir a sua interessante vida marinha e muito mais!

E para os mais ousados, saltar de paraquedas na costa ou nas zonas montanhosas do interior, passear de balão ou praticar voo livre aproveitando as correntes de ar são as suas principais atividades.

Naturalmente mágica

As ruínas de Medina Azahara, uma cidade-palácio árabe-muçulmana medieval.

É inegável que a Andaluzia é um dos destinos mais mágicos do nosso país, graças ao seu rico legado universal e lendário, que vem dando forma ao património da comunidade há milhares de anos, com a passagem de múltiplas civilizações. Hoje, pode visitar bens declarados como Património Mundial pela UNESCO, complexos monumentais, sítios etnográficos e arqueológicos, localidades encantadoras…

Descubra os vestígios que deixaram em Los Vélez, Los Millares, El Argar, a povoação fenícia de Villaricos, o sítio romano de El Villar, o Portus Magnus romano de Almería, a cidade califal de Medina Azahara em Córdoba, o Complexo Arqueológico de Dólmenes de Antequera, a Arte Rupestre do Arco Mediterrâneo da Península Ibérica e muito mais.

Não perca outros locais de grande relevância histórica e patrimonial, como os Complexos Monumentais Renascentistas de Úbeda e Baeza; o Parque Nacional de Doñana; a Catedral, o Alcázar e o Arquivo das Índias de Sevilha; a Alhambra, o Generalife e o Albaicín em Granada; e o centro histórico de Córdoba.

E se pretende fazer uma rota por povoações com um encanto especial, sugerimos a “Ruta de los Pueblos Blancos y tesoros andaluces”, que pode reservar em www.logitravel.com. Ao longo da mesma, viajará de carro ao seu próprio ritmo para lugares tão autênticos como Málaga, Marbella, Ronda, Setenil de las Bodegas, Torre de Alháquime, Olvera, Zahara de la Sierra, Prado del Rey, Villamartín, Arcos de la Frontera, El Bosque, Grazalema, Ubrique, Jerez de la Frontera, Medina Sidonia, Vejer de la Frontera, Cádiz, Puerto de Santa María, Sanlúcar de Barrameda e Sevilha.

Naturalmente responsável

Observatório astronômico de Calar Alto, em Almería.

Como não poderia deixar de ser, a Andaluzia aposta fielmente na prática do turismo sustentável e seguro com o meio ambiente e com a situação atual: ecoturismo, biodiversidade, turismo científico, agroturismo, astroturismo, experiências criativas… e tudo sob o selo de “Andaluzia Segura” e da Rede de Destinos Inteligentes de Espanha.

Existem várias maneiras de interagir com os recursos naturais e culturais da comunidade de uma forma respeitadora: admirar o imenso céu estrelado em reservas e destinos Starlight, como a Sierra de los Filabres (Almería) e a Sierra Nevada (Granada); fazer rotas a pé ou de bicicleta ao longo da costa; visitar pontos de geoturismo, como o geodo Pulpí, as Grutas de Sorbas ou o Geoparque de Granada; e descobrir os trabalhos agrícolas de Los Pedroches, Vélez e Jaén, entre muitos outros.

A Andaluzia é, naturalmente, O SEU DESTINO DE SONHO! Fique à vontade para viajar até a comunidade e descobrir tudo isto e muito mais. Está à sua espera! 😊

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?