Madeira: o paraíso para as suas férias em 2019

Descubra porque a Madeira é a Pérola do Atlântico

0 comentários

O arquipélago da Madeira é constituído por várias ilhas e ilhéus, sendo as principais a Ilha da Madeira e o Porto Santo, localizados uns 700 km a oeste da costa africana e 450 km a norte das Ilhas Canárias. A Madeira é conhecida mundialmente como “Pérola do Atlântico” e tal não sucede por acaso. Cada recanto da ilha parece trazer algo de novo, belo e deslumbrante. Junte-se a isto o clima ameno, uma população hospitaleira e um conjunto de infraestruturas e atividades verdadeiramente fabuloso e estão reunidos todos os ingredientes necessários para umas férias sem igual na Madeira.

 

AS MAIS ESPETACULARES PRAIAS MADEIRENSES

De areia escura, de origem vulcânica, e calhaus rolados, as praias da Madeira possuem uma beleza muito particular. Das comodidades da Praia Formosa, nas imediações do Funchal, a mais extensa e mais conhecida da ilha, até ao isolamento da Praia da Fajã do Cabo Girão, que, perdida por entre falésias, só é acessível de barco ou por teleférico, não faltam na ilha lugares de sonho à beira mar, São incontornáveis a Prainha, no Caniçal, conhecida pelos rochedos que a rodeiam, apenas esparsamente pintalgados de vegetação, e pela abundância de fósseis, a Praia da Alagoa e as suas ondas, populares entre surfistas e outros praticantes de desportos náuticos, e a beleza extrema, selvagem, das piscinas vulcânicas naturais de Porto Moniz.

Piscinas vulcânicas naturais de Porto Moniz

Piscinas vulcânicas naturais de Porto Moniz

 

BELEZA NATURAL NA MADEIRA

As montanhas alternam com vales e as praias com falésias impressionantes. Sobre este relevo acidentado, assenta uma capa de vegetação impressionante, tudo envolto por mar a perder de vista. Para além de uma infinidade de lugares belíssimos à beira mar, é possível passear pelas levadas, canais de irrigação ladeados por caminhos pedestres, que se estendem por entre a imensidão verde, em perfeita simbiose com a natureza.  Mas também as montanhas são de cortar a respiração, podendo o apaixonado pela caminhada percorrer o trilho escavado na rocha que liga o Pico do Arieiro ao Pico Ruivo, dois dos mais altos pontos da ilha, que ascendem a mais de 1800 metros de altura. Merecedores igualmente uma visita são a Ponta de São Lourenço, em Machico, e o Cabo Girão, uma falésia de 580 metros sobre o mar, na vila de Câmara de Lobos.

Vista aérea de Câmara do Lobos

Vista aérea de Câmara do Lobos

 

EXPERIÊNCIAS GASTRONÓMICAS A NÃO PERDER DURANTE UMAS FÉRIAS NA MADEIRA

A gastronomia tradicional madeirense é simples, focada na excelência dos produtos locais, mas também de grande riqueza. O peixe é fresquíssimo, os pastos garantem carne de excelente qualidade e o clima subtropical, uma diversidade de frutos e vegetais. Não perca a oportunidade de degustar as espetadas e o picado típicos da região, feitos com carne de vaca, ou os tradicionais bifes de atum e filetes de peixe-espada preto, acompanhados de milho frito. A Madeira é também o lar do celebérrimo bolo do caco, que deve o seu nome ao facto de ser tradicionalmente cozido sobre um caco de basalto, e de doces de carácter tão distinto como o bolo de mel de cana. É ainda obrigatória uma incursão pelo vinho da Madeira, um fortificado de grande acidez natural, que é sujeito a quantidades consideráveis de calor durante o envelhecimento, o que lhe confere características únicas, como, por exemplo, uma longevidade ímpar.

Bolo do caco com vinho típico da Madeira

Bolo do caco com vinho típico da Madeira

 

LOCALIDADES A DESCOBRIR

O Funchal é uma cidade cosmopolita que associa marcas de uma história rica a uma infinidade de infraestruturas modernas, entre as quais se conta um panorama hoteleiro espetacular. Dos monumentos do centro histórico à peculiar Fortaleza de Santiago, edificação costeira erigida em 1614 para defender a cidade dos piratas, não faltam pontos de interesse. Vale a pena visitar o Mercado dos Lavradores e conhecer em primeira mão a riqueza dos produtos agrícolas da ilha, fazer uma emocionante descida do Caminho do Monte num dos típicos carros de cesto ou visitar espaços verdes sem igual, como o Jardim Botânico ou o Jardim Tropical Monte Palace. Na costa norte da ilha, localidades como Ponta Delgada oferecem praias abrigadas num ambiente tipicamente rural, uma Madeira mais calma, mais próxima daquilo que era a vivência dos insulares antes de a região se ter popularizado mundialmente.

Vista aérea do Funchal

Vista aérea do Funchal

Você precisa de mais razões? Não pense duas vezes, veja as melhores ofertas de Hotéis de Praia na Madeira e comece as suas férias agora!

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?