Madeira… vai senti-la tão sua!

0 comentários
Rate this post

O arquipélago português da Madeira é um daqueles destinos que todos deveriam visitar pelo menos uma vez na vida. E não somos nós que o dizemos… são todos os viajantes que a visitam. 😉

As ilhas atlânticas devem ser exploradas com calma, desfrutando a cada segundo das paisagens impressionantes, da vivência dos costumes e tradições ancestrais, dos sabores mais requintados, da hospitalidade dos seus habitantes…

A todas estas atrações, soma-se um excelente clima durante todo o ano e a sua proximidade da Península Ibérica, apenas a algumas horas de avião dos principais aeroportos.

Na Madeira vai sentir-se tão confortável, que a sentirá tão sua… 

Cultura

São Vicente

Os amantes da cultura encontrarão no arquipélago o seu destino ideal, pois tem seis séculos de história e alberga um importante património. Para conhecê-la, é importante fazer um bom percurso pelos seus principais edifícios e monumentos; pelos museus, pelos templos religiosos, pelas lojas de artesanato; e até pelas suas tradições milenares e pelos seus principais eventos.

Os mais curiosos não podem deixar de visitar os seus principais espaços museológicos. Na Madeira, vale a pena visitar o Museu da Vinha e do Vinho para descobrir a sua tradição vinícola e o Solar do Aposento, construído em meados do século XVIII em Ponta Delgada. Para conhecer tudo o que se relaciona com a produção de cal, no município de São Vicente encontra-se o Centro Museológico: a Rota da Cal. Os fãs de futebol também encontrarão o seu museu ideal: o Museu CR7, com tudo o que se relaciona com as primeiras páginas do futebolista madeirense. Vale a pena visitar o Museu no Funchal: Casa Museu Frederico de Freitas e o Museu das Cruzes.

A experiência espiritual da sua população também marcou a cultura ao longo dos tempos, por isso vale a pena visitar as dezenas de igrejas e capelas que alberga. Entre elas, destacam-se a Igreja Matriz de Porto Moniz, dos finais do século XVII; a Igreja de Santo Antão, no Seixal; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em São Vicente; a Sé do Funchal, de arquitetura impressionante; e a Capela de Nazaré, também no Funchal, datada de 1627.

A agenda cultural da Madeira é outra das suas grandes atrações turísticas, uma vez que permite descobrir de forma original e divertida as suas tradições e costumes mais profundamente enraizadas.

Ao longo do ano preparam-se para festejar o Carnaval, uma das principais celebrações, onde a música, a cor e a dança são os protagonistas. Quando chega a primavera, no Funchal realiza-se a Festa da Flor, com música, dança, flores, desfiles, concertos e muita alegria.

Em junho, destaca-se o Festival do Atlântico, que dá início ao verão com um grande festival de fogos de artifício, com uma perfeita sincronização musical. E, já na época de verão, a Festa do Vinho assume um grande protagonismo, tanto para os habitantes como para os turistas, que brindam em conjunto com os melhores vinhos locais.

E, no fim do ano, ninguém pode perder as famosas festas de Natal. Durante todo o mês de dezembro, realizam-se diariamente eventos no Funchal, como a Missa do Parto, as tradicionais noites de Natal e, claro, a Passagem de ano, que é vivida com muita emoção.

Experiências

Passeios a pé

Nenhuma viagem ao arquipélago madeirense fica completa sem viver as melhores experiências de aventura. A sua natureza é tão ampla que lhe permite praticar todos os tipos de atividades.

Os viajantes que preferem manter os pés no chão podem percorrer os seus caminhos, para contemplar lentamente as paisagens incríveis. Os entusiastas do trail running também podem praticar o seu desporto favorito em áreas montanhosas exuberantes. E quem prefere a bicicleta tem a oportunidade de fazer rotas de BTT de tirar o fôlego.

Na água também é possível viver mais do que experiências inesquecíveis, como o canyoning pelas suas montanhas escarpadas nos cursos de rios; o coasteeringque mistura caminhadas, saltos para o mar, exploração de grutas, mergulho, escalada e rapel, entre outros – e o surf, passeios de barco e muito mais.

E porque não admirar a beleza do arquipélago com um voo de parapente? Adequado apenas para os mais corajosos!

Gastronomia 

Lapas grelhadas

Sem dúvida, também pode conhecer a Madeira através dos seus sabores típicos. Simplicidade, alma, tradição, artesanato… são as palavras que definem a sua gastronomia. Entre as suas principais receitas estão a típica espetada regional, com carne cortada em pedaços, cubos de milho fritos; o peixe-espada preto cozinhado de várias maneiras, o filete de atum com molho de vilão e as lapas grelhadas. Acompanhe cada refeição com um rico vinho local.

Pronto para descobrir a Madeira? Vai adorar!

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?