A Comunidade de Madrid é um daqueles destinos adequados para visitar em qualquer época do ano, porque oferece sempre uma grande variedade de atrações e atividades destinadas a todos os tipos de públicos. Nesta publicação, contamos-lhe os planos que não pode perder para apreciar a escapadinha perfeita na região.
A Paisagem da Luz
Em 2021, a UNESCO incluiu a chamada “Paisagem da Luz” na Lista do Património Mundial. É uma área que inclui o Paseo del Prado, o Parque del Buen Retiro e a Paisaje de las Artes y las Ciencias.
Recomendamos que comece a sua rota visitando alguns dos museus mais importantes da cidade, como o Museu do Prado ou o Museu Nacional Thyssen-Bornemisza. Terminada a visita cultural, poderá desfrutar de um merecido descanso no pulmão de Madrid: o Parque del Buen Retiro. Aí pode caminhar tranquilamente para admirar o Passeio das Estátuas, os Jardins do Parterre, o impressionante Palácio de Cristal, a Fonte do Anjo Caído e os Jardins de Cecilio Rodríguez, além de fazer um piquenique, tomar uma bebida numa esplanada ou fazer um passeio de barco pela Lagoa do Retiro. Termine descobrindo a maravilhosa Paisaje de la Luz continuando o seu itinerário em direção ao Palácio de Cibeles, à Casa da América ou à deslumbrante Puerta de Alcalá.
No Comboio do Morango
Para continuar a descobrir a experiência cultural da Comunidade de Madrid, o Comboio do Morango é uma das melhores opções. Inaugurado em 1984, oferece uma verdadeira viagem no tempo e no espaço, seguindo a rota do primeiro caminho de ferro da região, que ligava a capital ao Real Sítio de Aranjuez, hoje declarado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO.
O passeio começa na antiga estação Madrid-Delicias, que acolhe o Museu Ferroviário de Madrid, onde será recebido por um grupo de atores que o acompanharão durante toda a viagem, recriando a história do comboio e de Aranjuez. Chegado à localidade, pode visitar muitos pontos de interesse cultural, natural e gastronómico; e, no regresso, provará o famoso morango de Aranjuez.
O Comboio de Cervantes
Outro dos comboios históricos que enriquecerão por completo a sua escapadinha à Comunidade de Madrid é o Comboio de Cervantes, que este ano celebra o seu 25.º aniversário. Esta é uma homenagem à figura literária mais famosa do nosso país, Miguel de Cervantes, nascido em Alcalá de Henares.
O comboio vai de Atocha ate à localidade madrilena, declarada Património da Humanidade pela UNESCO, e durante o trajeto são representadas algumas das passagens mais representativas de O Engenhoso Senhor Dom Quixote de La Mancha, a sua obra-prima.
San Lorenzo de El Escorial no verão
Se visitar a região durante a temporada de verão, San Lorenzo de El Escorial é uma das melhores opções, famosa por acolher o Real Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, declarado Monumento Histórico-Artístico desde 1931 e Património Mundial da UNESCO desde 1984. Também poderá visitar outros lugares emblemáticos como o Jardín de los Frailes, o miradouro do Parque Adolfo Suárez, as Casas de los Oficios, as Cocheras del Rey, a Casita del Príncipe, o Coliseu Real de Carlos III, o Museu da Coliseu e a Floresta de la Herrería.
Vale a pena mencionar que a cidade recebeu este ano o Selo de Turismo Familiar, sendo a primeira da Comunidade de Madri a fazê-lo, pelo que não pode perder este destino se viajar com crianças. No verão, também dispõe de uma interessante agenda de eventos composta por concertos, contadores de histórias, exposições, exibição de filmes, etc.
Turismo rural na Serra Norte
Para entrar em contacto com a natureza ao máximo, dirija-se à Serra Norte de Madrid, uma região composta por 42 municípios que se estende pela parte setentrional da região. Aí poderá visitar paisagens como a Sierra del Rincón, declarada Reserva da Biosfera; a bacia do rio Lozoya, com o seu espetacular maciço montanhoso; e, entre muitos outros, o Parque Nacional da Sierra de Guadarrama.
Gastronomia de ontem e de hoje
Um dos planos que também adorará é provar algumas das iguarias dos restaurantes centenários, como o Restaurante Botín (1725), onde poderá saborear o melhor leitão e borrego assado; a Taberna Antonio Sánchez (1787), a mais antiga de Madrid, que oferece os melhores pratos tradicionais; e, entre outros, Lhardy (1839), que representa o esplendor da Alta Cozinha Espanhola.
Os mercados gastronómicos da cidade de Madrid também irão surpreendê-lo. Alguns dos mais destacados são o Mercado de San Ildefonso, o Mercado de San Miguel, o Mercado de Antón Martín, o Mercado de Vallehermoso e o Mercado de Chamberí.
Pronto para apreciar a Comunidade de Madrid como nunca antes?
0 Comentários