Definir um rumo para a gastronomia de Castela-Mancha através da marca “Raíz Culinaria”

0 comentários
Rate this post
Consuegra

Consuegra

A gastronomia consegue despertar sentimentos que julgávamos ter esquecido, transformando-se numa alegoria de um momento passado, geralmente recordado com grande afeto. Para além de despertar sentimentos e de explorar as recordações que os aromas e sabores evocam em nós, a comida também transmite uma mensagem muito clara: a de saborear os melhores pratos quando estamos de férias. E, se procura o melhor destino, que seja Castela-Mancha!

De um ponto de vista conceptual, a gastronomia de Castela-Mancha é uma firme defensora da excelência da matéria-prima, ao serviço de momentos de extraordinária riqueza e diversidade. Foi por este motivo que surgiu no sector a marca “Raíz Culinaria”, com o objetivo bem definido de prestar homenagem às origens e à cozinha tradicional manchega, que está presente nos cinco continentes e que constitui a base de pratos e de técnicas ancestrais que fazem atualmente parte do património culinário da humanidade.

Quem consegue resistir a uma excelente experiência gastronómica?

Almôndegas de javali e açafrão de La Mancha, pá de borrego ao estilo mouro, sopas de alho, pisto manchego doce com aroma de açafrão, salada tradicional… Se preferir doces a salgados, não perca o pudim flan de queijo manchego com gelado de caramelo e salada de maçã, aipo e nozes fermentadas, o pão de queijo manchego artesanal ou a bizcochada manchega.

Queijo manchego

Queijo manchego

Estas são apenas algumas das inúmeras receitas que a marca “Raíz Culinaria” propõe para transformar a sua viagem gastronómica a Castela-Mancha num verdadeiro festim para o seu paladar. A marca permite definir o que representa a cozinha autêntica de Castela-Mancha: honesta e com carácter, com respeito pelo produto e utilizando as técnicas tradicionais de um povo humilde, mas intenso.

Além disso, estes pratos tradicionais não só se tornam simbólicos à medida que adquirem um significado específico e único para cada refeição, como também fazem referência à literatura de La Mancha. Na verdade, a própria obra de Cervantes constitui um compêndio de clássicos de La Mancha, que ainda permanecem atuais: “Passadio, olha seu tanto mais de vaca do que de carneiro, as mais das ceias restos da carne picados com sua cebola e vinagre, aos sábados outros sobejos ainda somenos, lentilhas às sextas-feiras, algum pombito de crescença aos domingos, consumiam três quartos do seu haver“.

Pratos que não seriam apenas confecionados em casa por um verdadeiro amante da gastronomia castelhana e manchega, mas que também poderiam ser servidos pelas verdadeiras estrelas e sóis da marca “Raíz Culinaria”.

Pisto manchego

Pisto manchego

Os rostos da gastronomia de Castela-Mancha

Iván Cerdeño, Miguel Ángel Expósito, Carlos Maldonado, Pepe Rodríguez, Olga García, Álex Paz, Raúl Barroso ou Aurora García Castro, entre outros, foram galardoados com os prémios Estrela do Guia Michelin e Sóis do Guia Repsol. Estão também entre os embaixadores da cozinha de Castela-Mancha que poderá encontrar na “Raíz Culinaria” e que conseguiram fazer esta gastronomia tão tradicional atravessar fronteiras.

Deve estar a perguntar-se em que cidades e vilas da comunidade autónoma poderá desfrutar das iguarias confecionadas por estes chefes de cozinha. Pegue então numa caneta e num papel e tome nota dos seguintes locais!

Oropesa

Oropesa

Consuegra, Ciudad Real, Albacete, Torrijos, Orgaz, Oropesa, Toledo, Cuenca ou Guadalajara são alguns dos destinos com restaurantes de reconhecido interesse gastronómico, com presença em guias gastronómicos nacionais e internacionais e com prémios em categorias profissionais. Contudo, é possível encontrar restaurantes embaixadores da marca em praticamente todo o território de Castela-Mancha.

São espaços gastronómicos encantadores. Como tal, se pretender fugir à rotina, voltar a saborear os seus pratos tradicionais favoritos e deixar de sonhar com um superpoder que o leve de volta aos dias em que a família se reunia à volta de uma mesa cheia de iguarias tradicionais, hoje é o seu dia de sorte.

Torne os seus desejos em realidade com a “Raíz Culinaria” e faça já as malas… Partiremos numa viagem gastronómica a Castela-Mancha!

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?