Menorca: o destino para o qual quererá ir uma e outra vez

Menorca é o primeiro destino de Espanha catalogado como um destino de nova normalidade devido à sua baixa incidência

0 comentários

Menorca é um desses destinos ao qual queremos sempre voltar uma vez que o tenhamos visitado. Os motivos? O clima esplêndido em qualquer época do ano, a hospitalidade e amabilidade dos menorquinos; as suas praias e enseadas de água turquesa e fina areia branca; a ampla oferta de atividades que oferece, a sua gastronomia… Quer saber mais? Continue a ler!

Cala Pilar

A mais setentrional e oriental das Baleares foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1993, graças à compatibilização perfeita da atividade turística com a conservação de um ambiente de pura natureza. A sua paisagem rural tradicional é muito rica e alberga diversos habitats mediterrâneos nos quais vivem espécies de flora e fauna exclusivas da ilha, algumas delas em perigo de extinção.

O núcleo da reserva é a Albufera del Grau, que conta com mais de 5000 hectares de campo, lagoas, ilhotes, dunas… onde pode perder-se e realizar inúmeras atividades ao ar livre, como o avistamento de animais com os mais pequenos da família.

Albufera des Grau

Graças a toda esta diversidade paisagística, os mais aventureiros irão encontrar em Menorca o seu paraíso ideal. Existem inúmeras empresas especializadas em turismo ativo que lhe irão oferecer inúmeras experiências e aconselhamento para que exprima ao máximo a prática do seu desporto favorito.

Ao longo da costa, além de praias espetaculares, existem impressionantes falésias, ilhotes virgens e fundos marinhos que esperam ser descobertos por si. Se gosta de mergulho, mergulhe num mundo cheio de história, recifes, grutas e grandes pradarias de posidonia oceanica; mas se o que deseja é conhecer o mar a partir de cima, recomendamos-lhe um passeio de caiaque nos pés de imponentes falésias.

Praia Cala des Talaier

Para aqueles que prefiram praticar atividades terrestres, também há um sem-fim de possibilidades. Caminhar é uma delas. Propomos-lhe fazer o Camí de Cavalls, que permite dar toda a volta à ilha pelo litoral, através de formosas enseadas, barrancos, pequenos bosques e amplos campos. Também pode percorrer o território sobre rodas, de bicicleta, já que dispõe de uma rede cicloturística com até 21 rotas.

E depois de um intenso dia de desporto, que melhor plano do que descontrair em alguma das enseadas de Menorca? Uma das mais espetaculares e movimentadas é a Cala Galdana, situada entre Morro de Ponent e Penyal Vermell, a apenas sete quilómetros de Ferreries: resultado de uma entrada de mar que, ao tocar em terra, conflui com as fozes dos ribeiros Algendar e Algendaret. Muito próxima encontra-se a pequena Cala Mitjana, virgem e com uma espetacular cor azul-turquesa nas suas águas. Também pode ir à bonita Cala Escorxada, que faz parte da Àrea Natural d’Especial Interês e abarca desde a Cala Mitjana até Binigaus.

Cala Galdana

Mas Menorca não é apenas natureza. Também conta com um riquíssimo património histórico e cultural, digno de admirar. A sua situação estratégica no Mediterrâneo para controlar o comércio fez com que vivesse episódios de invasões e pirataria ao longo de muitos anos, passando pelas mãos de talaióticos, romanos, bizantinos, muçulmanos, aragoneses, britânicos, franceses, maiorquinos…

Graças a isso, tem mais de 1500 sítios arqueológicos espalhados de este a oeste nos seus 48 quilómetros, que transformam a ilha num museu pré-histórico ao ar livre.

Torralba d’en Salort. Percorso Talaiotico

Além das míticas cidades de Ciutadella e Mahón, não pode deixar de fazer a famosa Ruta Talayótica, cujos primeiros vestígios na ilha datam do ano 2100 a.C. Com ela poderá descobrir as navetas, construções funerárias coletivas; os talaiots, torres troncocónicas de pedras em seco; os santuários de taula, onde se praticavam rituais de fecundidade; e, entre outros, as casas circulares construídas em povoados.

Para finalizar, apesar de haver muitas mais experiências a viver na ilha, não podemos deixar de mencionar a sua excelente gastronomia, baseada no mar e no campo, onde as hortaliças e legumes da horta, as carnes, o peixe e o marisco são os grandes protagonistas.

Queijo com denominaçao de origem Mahón-Menorca

Alguns dos seus pratos mais destacados são a caldeirada de lagosta, a oliaigua -saborosa sopa com pão, azeite, tomate, pimento verde e alho -, o arroz de terra, o perol menorquín – mistura de batata e tomate coberta com pão ralado, alho e salsa – e raia no forno, entre muitos outros. Não se esqueça de provar o queijo com Denominação de Origem Mahón-Menorca, não poderá deixar de levar um ou mais para casa!

Preparado para passar umas férias inesquecíveis em Menorca?

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?