10 motivos para desfrutar da arte e cultura da Indonésia

Parta à descoberta de um país surpreendente

0 comentários

Situado entre o sudeste asiático e a Oceânia, encontra-se o território insular da Indonésia, que inclui mais de dezassete mil ilhas. Trata-se do quarto país mais populoso do mundo, e também aquele que mais muçulmanos alberga: mais de 86% da sua população total. O contacto com uma multiplicidade de culturas, tais como a chinesa, a indiana, a árabe e a europeia, junto com a riqueza do seu património natural, fazem da Indonésia um dos países do mundo com maior diversidade. O lema do país é “Bhinneka Tunggal Ika” ou “Unidade na Diversidade”. Com estas premissas, nada melhor que mostrar-lhe 10 motivos pelos quais desfrutar da arte e da cultura da Indonésia. Esperamos que o encantem tanto como a nós!

1- A dança é um dos grandes interesses culturais da Indonésia, sendo que cada um dos 700 grupos étnicos do país tem a sua tradição própria. Contemplar as marionetas de Java ou Wayang Kulit será, sem dúvida, uma experiência mística, digna de ser recordada.  As danças tradicionais de Java e Bali contêm aspetos da cultura e mitologia hindu.

Wayang Kulit

2- Conhecidas mundialmente, as praias indonésias são paraísos de areia fina e águas cor de turquesa, cujas paisagens deixam qualquer um sem fala. Algumas das mais conhecidas são a Praia de Nihiwatu (Ilha de Sumba), a Praia Canggu (Ilha de Bali) e a Praia de Bira (Ilha de Celebes).

Praia de Bira

3- A gastronomia indonésia varia consoante as regiões do país e respetivas heranças históricas, com influências europeias, chinesas e indianas. O alimento básico é o arroz, servido com diferentes especiarias, ervas, carnes e verduras. Na Indonésia, não deixe de provar pratos como o Nasi Campur, o Gado Gado ou o Kari Ayam.

4- Uma das grandes atrações turísticas da Indonésia são as suas selvas, conhecidas e bem preservadas, que ocupam 57% da superfície do país. As selvas de Sumatra e Java são duas das mais visitadas, onde o aguardam algumas das maiores aventuras que possa imaginar.

Selva de Java

5- Se gosta de visitar cidades, não faltarão grandes metrópoles no seu itinerário, tais como Bandung, capital de Java, Bali, um dos destinos mais exóticos do país, e Macáçar, da província de Celebes do Sul. Em todas elas encontrará todo o tipo de alojamento, gastronomia e entretenimento.

Bali

6- Com as suas mais de dezassete mil ilhas, a Indonésia é um dos melhores lugares do mundo para a prática de mergulho. Com 20% de todos os recifes de coral do planeta e mais de três mil espécies marinhas, é fácil imaginar a dimensão da sua diversidade. Bunaken, Bali, e as ilhas Gili e Bangka são alguns dos lugares mais populares da Indonésia para mergulhar.

7- Entre os séculos III e XIII, o hinduísmo e o budismo marcaram fortemente a cultura da Indonésia. Provas disso são o melhor conservado santuário budista da Indonésia, Borobudur, e o conjunto de Prambanan, um verdadeiro templo hindu.

Santuário budista da Borobudur

8- Encontre um mestre de Pencak Silat e comece a aprender esta arte marcial originária da zona geocultural da Indonésia. A esquiva e o contra-ataque são dois dos seus elementos-chave. Cultive o corpo e a mente na Indonésia.

9- A Indonésia conta com oito lugares classificados pela UNESCO como Património da Humanidade: Os Parques Nacionais de Komodo, lar do famoso dragão de Komodo, Ujung Kulon e Lorentz, os sistemas de irrigação de campos de arroz, Subak, e o Património das Florestas Tropicais Ombrófilas de Sumatra, que inclui outros três parques.

Parque Nacional de Komodo

10- As caminhadas e acampamentos nas montanhas da Indonésia, com os seus vulcões, atraem milhões de viajantes de todo o mundo. O monte Bromo (2.329 metros) e o monte Merapi (2.911 metros) albergam alguns dos vulcões mais visitados do país.

Monte Merapi

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?