Descubra o interior catalão através do Grand Tour da Catalunha

0 comentários
Rate this post

O Grand Tour da Catalunha é a desculpa perfeita para descobrir ao pormenor todos os segredos desta região. O itinerário que cobre a região ao longo de 2000 quilómetros e está dividido em cinco troços, é muito flexível e cada viajante pode criar o seu próprio itinerário a seu gosto. Continue a ler e não perca nenhum detalhe!

 

Troço 1: Barcelona – Tarragona

Este troço, que começa em Barcelona, passa por locais como Montserrat, que se situa na região de Bages e oferece vinhedos com vista para o mar e um valioso património agrícola. Outro dos pontos desta rota são Solsona e Cardona, duas cidades com um rico património medieval e castelos imponentes. Continuando em direção a Penedés, poderá desfrutar de cavas e vinhos de renome mundial.

Montserrat

Montserrat

Poderá completar esta primeira etapa com atividades como uma visita às instalações de Recaredo, onde conhecerá a origem da cava; um tour de bicicleta que termina com um almoço nos vinhedos da zona ou visitar locais como o Palácio Mar i Cel em Sitges, a Montanha de Sal de Cardona ou o Santuário do Milagre em Solsona, ou Montserrat.

 

Troço 2: Tarragona – Lleida

Uma viagem ao passado, à cidade imperial romana de Tarraco, ao aqueduto de Les Ferreres, também conhecido como a Ponte do Diabo, ou ao miradouro Balcó del Medirretani, marcam o início desta segunda etapa que mistura história e enogastronomia por todos os cantos.

Aqueduto de Les Ferreres

Aqueduto de Les Ferreres

Também pode visitar a casa onde Joan Miró passava os seus verões, visitando o Mas Miró em Mont-roig del Camp ou saborear um vermute nas encantadoras ruas de Reus. Não pode partir sem provar os pratos de arroz do Delta del Ebro e os azeites de La Clotxa, onde também pode aprender como são feitos nas suas fábricas. Por fim, visite a cidade de Lleida, onde poderá apreciar a antiga catedral, a Seu Vella (Sé Velha) e a gastronomia e vinhos da região.

 

Troço 3: Lleida – Seu d’Urgell

O terceiro troço é uma viagem pela planície de Lérida até aos Pirenéus, com destaque para o Parque Nacional de Aigüestortes i Estany de Sant Maurici, onde poderá desfrutar de atividades como o rafting, caminhadas e explorar a arquitetura românica da zona, como o Castell de Mur em Pallars Jussà ou o conjunto arquitetónico do Vall de Boí. Continuando até a Seu d’Urgell, encontrará um rico património cultural e paisagens montanhosas de cortar a respiração, perfeitas para os amantes da natureza e de aventuras.

Parque Nacional de Aigüestortes i Estany de Sant Maurici

Parque Nacional de Aigüestortes i Estany de Sant Maurici

Após um dia de visitas culturais e percursos pela natureza, poderá relaxar com uma degustação da oferta vinícola da região, com os grandes vinhos de Castell d’Encus e a infinidade de vinhos e queijos da queijaria Tros de Sort.

 

Troço 4: Seu d’Urgell – Figueres

Partindo da cidade de Seu d’Urgell, capital da região de Alt Urgell, encontrará tesouros como a Catedral de Santa María d’Urgell, a única catedral românica da Catalunha. Em seguida, a rota entra na região da Cerdanya, onde o Parque Natural Cadí-Moixeró é o centro das atenções e onde uma das atividades mais populares é a prática de balonismo.

Santa María d'Urgell

Santa María d’Urgell

Em seguida, pode calçar as botas em Mas la Coromina, no município de Juanetes, em La Garrotxa, ou visitar os pastos e a gastronomia Km. 0 pela mão de Can Pastoret.

 

Troço 5: Figueres – Barcelona

Do início ao fim, este troço é um deleite para os sentidos, sobretudo para as papilas gustativas. Começando em Figueres, aqui poderá desfrutar de uma rota enogastronómica guiada pela sommelier Laura Masramon, visitar o Museu-Teatro Dalí ou a terra natal do artista. Seguindo em direção a Girona, poderá explorar a cozinha local com um tour gastronómico e descobrir o seu bairro judeu.

Museu-Teatro Dalí

Museu-Teatro Dalí

Não perca as cerâmicas artesanais de Bisbal del Empordà e, como toque final, irá adorar percorrer as encantadoras aldeias de burricleta (bicicleta elétrica) e descobrir todos os recantos desta zona onde se combinam aldeias encantadoras, história, arte, gastronomia e natureza.

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?