Marrocos no seu estado mais puro: uma viagem à alma do reino

0 comentários
Rate this post

Marrocos é um país de contrastes, com um vasto legado histórico e paisagens únicas. Descubra as suas deslumbrantes cidades imperiais, bem como a grande variedade de escapadelas naturais que oferece aos visitantes, as experiências ao ar livre e a sua deliciosa gastronomia. Continue a ler!

Cidades imperiais: Marraquexe, Rabat, Fez e Meknes

Marraquexe, conhecida como a “cidade vermelha”, acolhe uma medina única – declarada Património da Humanidade pela UNESCO – onde poderá conhecer a verdadeira essência marroquina entre souks, ruelas e riads. Algumas visitas essenciais são a praça Jemaa El-Fna, com uma ampla oferta gastronómica; a mesquita Koutoubia, a mais relevante da cidade; os jardins de Menara, um grande espaço verde; ou os bairros de Guéliz e Hivernage, repletos de lojas e com uma animada vida noturna.

Por sua vez, Rabat, capital do reino, combina perfeitamente modernidade e tradição. Não pode perder a visita à Torre Hassan, ao Mausoléu Mohamed V e à Kasbah des Oudayas, uma fortificação de muralhas que compõem a antiga cidadela da cidade. Descubra também as suas praias, os Jardins Andaluzes ou os festivais internacionais que a cidade acolhe, como o Mawazine.

Madraça Attarine

Madraça Attarine

Viajar para Fez é como viajar para o passado. Esta cidade representa a capital espiritual do país, onde se encontra uma das maiores e mais antigas medinas do mundo, cujo ponto de entrada é a emblemática porta de Bab Boujloud. Percorrer as suas ruas estreitas fará com que descubra um labirinto cheio de história, com belas mesquitas e centenas de postos de artesanato.

Por fim, Meknes é a quarta cidade imperial de Marrocos. Bab Mansour, a porta de entrada para a cidade, é a maior do país e foi reconhecida como Património Mundial da UNESCO, assim como a sua medina. A Praça el-Hedim e o Mausoléu de Mulay Ismail são dois locais imperdíveis.

Escapadelas naturais muito diversas

Oásis de Fint / Vale do Draa

Oásis de Fint / Vale do Draa

As cidades de Ouarzazate, Zagora e Tinghir, no sul de Marrocos, formam um território digno de admirar, mesmo às portas do deserto. Estes destinos abrigam icónicas palmeiras, como as de Skoura e Draa, grandes dunas, como as de Chegaga, oásis inesperados, como o de Fint, ou lagos no meio da paisagem árida, como Mansour Eddahbi. Duas áreas essenciais para caminhadas com guias especializados são as gargantas de Dades ou o Parque Nacional Iriqui. Não perca!

Os amantes da natureza devem visitar a região de Azilal, no Alto Atlas. Aqui se encontram as maravilhosas cascatas de Ouzoud, o vale de Aït Bouguemez ou o lago Bin El Ouidane, três destinos ideais para os fãs do ecoturismo. Além disso, a cidade de Chefchaouen seduzirá com as suas paisagens montanhosas e a tranquilidade dos seus parques naturais repletos de trilhos e cascatas.

Por sua vez, a cidade de Taroudant é um excelente ponto de partida para excursões em montanhas e vales, bem como Tioute, que surpreende com o seu enorme palmeiral e casbá. E não podemos deixar de mencionar Essaouira, na costa atlântica, onde há uma grande diversidade natural com florestas de argão, dunas e praias selvagens.

E, por fim, não podemos deixar de mencionar Merzouga, uma das áreas desérticas mais emblemáticas e extensas de Marrocos. As suas dunas podem atingir 150 metros de altura.

Sabores tradicionais e cultura

A cozinha marroquina destaca-se pela sua grande variedade de sabores, aromas e cores, tornando-se um claro reflexo do seu rico e diversificado legado histórico. Alguns dos destinos culinários imperdíveis são Marraquexe, Fez, Agadir e Rabat, com mais de 15 restaurantes incluídos entre os 1000 melhores do mundo, de acordo com “La Liste”.

O cuscuz, feito a partir de sêmola de trigo, é um elemento-chave do livro de receitas marroquino. Alguns dos pratos mais emblemáticos são o tajine, um guisado cozido em lume brando numa panela de barro; a harira, uma sopa tradicional; ou o mechoui, carne assada com especiarias. O zaâlouk de beringela, a tektouta de pimentos e tomate ou os briouates recheados com carne são três entradas ideais para abrir o apetite.

Chebakia

Chebakia

Os doces são um elemento fundamental do livro de receitas marroquino, sendo a chebakia – uma massa de farinha frita banhada em mel – o doce mais popular. Não parta sem provar os chifres de gazela, feitos a partir de amêndoas moídas, ou as ghriba, deliciosas bolachas de manteiga.

Atividades desportivas

Os amantes do desporto estão com sorte, porque Marrocos tem uma rica e variada oferta de atividades ao ar livre. A cidade de Casablanca destaca-se pelos seus renomados campos de golfe, bem como pela sua ampla gama de atividades aquáticas: surf, windsurf, mergulho ou pesca desportiva. Essaouira e Dakhla são outros dois destinos ideais para desfrutar da costa e de todas as suas possibilidades de aventura.

Dunas de Erg Chebbi, Merzouga

Dunas de Erg Chebbi, Merzouga

Em contrapartida, aqueles que preferem mergulhar na vegetação exuberante do reino têm de visitar a região de Ouarzazate, Zagora e Tinghir, onde podem praticar caminhadas, ciclismo de montanha, trekking e até desfrutar das dunas com desportos motorizados.

Merzouga também permite desfrutar do deserto em todo o seu esplendor, especialmente as dunas de Erg Chebbi, onde os visitantes podem praticar sandboard ou explorar grutas e desfiladeiros de quad.

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?