Madeira, o destino a que vai querer regressar repetidamente

0 comentários
Rate this post

Há destinos que inspiram e que proporcionam experiências tão boas que vai sempre querer revisitar uma e outra vez. É o caso da Madeira, uma verdadeira joia da natureza situada em pleno Oceano Atlântico. Nesta publicação dizemos-lhe quais são as principais atrações que deve visitar no arquipélago na sua próxima viagem de férias.

Assim que aterrar no Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo da Madeira poderá ter uma ideia perfeita da natureza generosa de que dispõe.

Piscinas naturais de origem vulcânica em Porto Moniz

Destacam-se as piscinas naturais de origem vulcânica situadas em Porto Moniz, Seixal e Funchal, onde poderá desfrutar de um dia incrível de sol e mar. Pode também ir a uma das suas praias únicas, como a Fajã dos Padres, na ilha da Madeira, cujo acesso é toda uma experiência, porque só pode ser alcançada descendo de teleférico até ao sopé da falésia. Sem dúvida que se surpreenderá com as praias de areia negra de Alagoa – Porto da Cruz, praia Formosa, Porto do Seixal e Caniçal, entre outras.

Em algumas delas poderá praticar o seu desporto aquático favorito, como surf, windsurf, vela, bodyboard, coasteering –que combina rapel, escalada e saltos para o mar–, mergulho, pesca desportiva, paddle surf e muito mais.

Recomendamos também contratar um passeio de barco para observação de cetáceos, baleias, golfinhos e focas, uma das atividades mais procuradas pelos turistas.

Levadas

Se é daqueles que preferem manter os pés no chão, o arquipélago oferece infinitas possibilidades de turismo ativo. Faça caminhadas por um dos muitos percursos, alguns dos quais Levadas (passeios ao longo dos canais de irrigação), que atravessam a floresta laurissilva, declarada Património Natural da Humanidade pela UNESCO em 1999, ou monte uma bicicleta todo-o-terreno (MTB) e descubra a sua paisagem sobre rodas. Se não tem vertigens, escalar as suas falésias íngremes será uma aventura inesquecível.

Os amantes do golfe também encontrarão o seu destino de sonho na Madeira, que dispõe de excelentes campos situados em cenários espetaculares, para todos os níveis de dificuldade possíveis.

Festivais e eventos

Nenhuma viagem à Madeira fica 100% completa sem se assistir a um dos seus muitos festivais e eventos, que acontecem ao longo do ano. A programação anual é tão relevante que foi nomeada para “Melhor Destino para Festivais e Eventos na Europa” em 2022, nos World Travel Awards.

Entre os eventos mais marcantes estão o Festival do Atlântico da Madeira, que celebra o início da época estival até 26 de junho; o Festival de Jazz do Funchal, com vários concertos programados; o  Summer Opening Festival, encontro de música urbana que acontecerá nos dias 15, 16, 22 e 23 de julho no Parque de Santa Catarina; Natal e Fim-do-ano, em dezembro, e muitos mais.

Fora de época, não pode perder outros eventos imperdíveis como o Carnaval (fevereiro), a Festa da Flor (abril/maio) ou a Festa do Vinho (agosto/setembro), em que poderá contemplar belos tapetes florais e provar os deliciosos Vinhos Madeira, e até mesmo participar ativamente  nas vindimas (apanha e pisa da uva).

Ricos vinhos

Para recarregar as baterias durante a viagem, nada como fazer paragens nos diversos bares e restaurantes. A gastronomia madeirense destaca-se pela frescura dos ingredientes provenientes principalmente do mar –lapas, peixe-espada preto, atum– e da terra: legumes, frutas e produtos pecuários como a carne de bovino.

Não poderá deixar de provar o bolo do caco, o pão tradicional considerado como o aperitivo mais tradicional do arquipélago; a sopa de tomate, cebola e ovo escalfado; as lapas na grelha; o milho frito, a espetada de vaca, servida com milho frito, e o filete de  peixe-espada preto com  banana.

O bolo de mel –bolo de mel feito com cana-de-açúcar, farinha, manteiga, especiarias, ervas e frutos secos– e as queijadas –com requeijão, ovos e açúcar– darão um toque doce a cada refeição. Acompanhe cada pedaço com um trago dos ricos vinhos, cujas principais variedades são a tinta negra, a boal, a verdelho e a sercial. Pode ainda atrever-se a provar a poncha, uma bebida regional feita à base de mel de abelhas, sumo de laranja ou limão e aguardente de cana, produzida localmente.

A Madeira é um daqueles destinos que podem ser visitados em qualquer altura do ano e que, devido às suas inúmeras atrações, dá sempre vontade de regressar sempre. Atreve-se a descobri-la connosco? Vamos lá!

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?