Madeira: o destino português por excelência, onde se pode refugiar a qualquer altura do ano

0 comentários
Rate this post

A Madeira é um daqueles destinos inesquecíveis que, graças à sua proximidade com o resto de Portugal e às suas variadas atrações, vai fazer com que regresse vezes sem conta.

O seu clima ameno e a temperatura da água, que varia entre os 18 e os 25 graus durante todo o ano, permitem visitar o arquipélago em qualquer época do ano, mantendo um cenário natural sempre deslumbrante.

Cabo Girão. ©Ricardo Faria Paulino.

Uma das maiores atrações naturais da ilha da Madeira é o Cabo Girão, a falésia mais alta da Europa, com mais de 580 metros de altura.

Também imprescindível é uma visita ao ponto mais alto da ilha, o Pico Ruivo, com 1862 metros de altura e apenas alcançável a pé, assim como ao Pico do Areeiro, onde pode chegar de carro, para desfrutar de vistas maravilhosas e do nascer do sol e  pôr do sol.

A norte, situada num vale rodeado de montanhas, encontra-se a localidade de São Vicente, com as suas grutas de origem vulcânica de visita obrigatória. Observe com atenção as incríveis estalactites e acumulações de lava!

Jardim Tropical Monte Palace

No Funchal, é possível encontrar inúmeros jardins com uma flora impressionante, tais como o Jardim Botânico, o Jardim da Boa Vista ou a Quinta do Monte e ainda o Jardim Tropical Monte Palace que alberga uma grande variedade de vegetação exótica e um museu no interior.

Para aqueles que preferem mergulhar muito mais a fundo na natureza, recomendamos caminhadas ao longo das famosas “levadas”, antigos canais de irrigação que ainda hoje funcionam e transportam água de norte para sul.

Se gosta de água, Porto Moniz é o local ideal para si. Poderá nadar nas piscinas naturais de água cristalina. Neste local, é também possível observar o belo e icónico ilhéu Mole. Pode ainda desfrutar de atividades aquáticas favoritas em praias incríveis de areia  negra, como a praia do Seixal.

Duas outras localidades costeiras de visita obrigatória são a Calheta e Porto da Cruz. Na primeira, encontrará praias de areia dourada e uma importante marina. A segunda é conhecida pelas suas águas ideais para a prática de surf. e pelas suas instalações de spa, perfeitas para relaxar e desfrutar de tratamentos terapêuticos.

 

Porto Santo. ©Henrique Seruca.

A ilha do Porto Santo, a segunda ilha com mais população do arquipélago apesar da sua pequena dimensão, é também um verdadeiro paraíso natural.

Poderá passear por praias espetaculares, tais como Pedras Pretas, Cabeço da Ponta, praia das Fontainhas, Ponta da Calheta ou a praia do Zimbralinho, cuja areia tem propriedades terapêuticas comprovadas. Encontrará também outros espaços naturais, tais como o Porto das Salemas ou o Pico de Ana Ferreira, uma importante formação rochosa de origem vulcânica que constitui o ponto mais alto da parte ocidental da ilha. Em todo o seu território é possível praticar vários outros desportos ao ar livre, tais como caminhadas, ciclismo, snorkelling e caiaque.

Se preferir descobrir a tradição e a cultura madeirense, e portosantense poderá fazer uma visita às suas cidades e povoações, assim como assistir aos diversos eventos que se realizam ao longo do ano.

No Porto Santo, um dos mais importantes é o Festival de Colombo, que retrata a época em que Colombo viveu na ilha de Porto Santo. Entre 22 e 25 de setembro, a cidade de Vila Baleira veste-se de trajes medievais e oferece mercados de artesanato, peças de teatro, música e espetáculos para todos os públicos.

Na Madeira em outubro, o Festival da Natureza promove a prática de atividades no riquíssimo património natural de todo o território, seja por via aérea, marítima ou na montanha.

O Carnaval da Madeira é, sem dúvida, uma das suas festividades mais importantes. Durante o mês de fevereiro, a Madeira vive esta tradição em toda a sua extensão. Quase duas semanas de festas, espetáculos, bailes, canções e muita cor invadem as ruas do arquipélago.

Festa da Flor. ©Madeira Promotion Bureau.

A Festa da Flor, durante os meses de abril e maio, é um evento cultural que presta homenagem à primavera e às flores. Trata-se de um encontro tradicional onde são feitos impressionantes tapetes florais e com a atuação de grupos folclóricos. Um espetáculo que merece ser vivenciado pelo menos uma vez na vida!

Por último, de dezembro até ao início de janeiro, as celebrações do Natal e da passagem de ano têm grande popularidade no arquipélago, e também a nível nacional e internacional.

Todos estes locais e atividades estão à sua espera na Madeira, por isso não pense duas vezes e venha descobrir um dos destinos portugueses mais maravilhosos!

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?