Uma viagem do passado ao presente na Arábia Saudita

0 comentários
2.3/5 - (3 votes)

Quase 30 milhões de turistas visitam a Arábia Saudita anualmente e o objetivo do país é aumentar o número para 100 milhões até 2030, cerca de metade dos quais serão estrangeiros. Quer ser o próximo visitante?

Uma longa lista de planos espera por si: visitas culturais, património histórico e gastronomia por descobrir. Aprenda sobre o contraste entre os antigos costumes e a nova cultura emergente deste destino exótico.

Transformação cultural: do velho ao novo

Cidade arqueológica de Hegra,

Em 2016, a Arábia Saudita introduziu uma série de reformas socioeconómicas com o objetivo de aumentar a quantidade e a qualidade das atividades culturais do país: concertos, festivais, exposições de arte, cinemas… A isto junta-se a abertura das fronteiras ao turismo em 2019.

Alguns dos espaços culturais que pode visitar são as galerias Athr e Hafez em Jedá, onde se dá eco às obras de artistas contemporâneos emergentes; a Galeria Dawi e o Centro Rei Abdulaziz para a Cultura Mundial em Al Khobar.

Neles encontrará obras dos artistas mais destacados do cenário artístico atual: Muhannad Shono, que representou o país na 59.ª Mostra Internacional de Arte; Sarah Brahim, dançarina profissional; ou Manal Al Dowayan, um dos mais destacados artistas contemporâneos.

Quanto ao mundo da moda, Riade está a revolucionar o panorama ao apresentar novos conceitos à indústria, principalmente quando se trata de moda feminina.

Mas para entender essa transformação cultural, é preciso voltar às antigas tradições. A Arábia Saudita possui um vasto património histórico e um total de seis locais declarados Património Mundial pela UNESCO. Alguns deles são a cidade arqueológica de Hegra, o oásis de Al Ahsa e a cidade de Al Hofuf; a Zona Cultural de Hima, Al-Balad, o centro histórico de Jedá ou a antiga cidade de Yanbu.

Além disso, merece destaque a sua agenda cultural completa para os próximos cinco meses. A partir de 21 de outubro, começa a Temporada de Riade 2022, com concertos, teatros, eventos gastronómicos e outras atividades como tirolesa, paintball, etc. 15 zonas e 8500 atividades no total, com as quais a diversão é mais do que garantida.

Múltiplos planos de aventura

Deserto de Al Nafud Al Kabir

A Arábia Saudita é um país onde encontrará atividades ao ar livre adequadas para todos os tipos de viajantes, graças à sua excelente orografia e ao facto de ser banhada pelo Mar Vermelho e pelo Golfo Pérsico. A temperatura quente das suas águas atrai mergulhadores de todo o mundo para explorá-las e praticar outros desportos como mergulho, pesca ou passeios de barco, entre outros.

Desde há três anos, há um projeto em andamento para tornar o Mar Vermelho uma referência mundial em turismo sustentável. A Red Sea Development Company garante que a primeira fase deste projeto estará concluída até 2023 com a criação de 16 hotéis, dois complexos turísticos, vários equipamentos de lazer e um aeroporto.

A magnitude das paisagens desérticas deste destino também oferece infinitas possibilidades. Visite as areias movediças do deserto de Al Nafud Al Kabir, faça uma rota de quadriciclo pelo deserto e deslize pelas dunas… em esquis!

Além disso, encontrará na Arábia Saudita montanhas impressionantes, vales verdes e florestas exuberantes onde poderá viver experiências incríveis. Atreva-se a cruzar a montanha Harrat numa tirolesa, pratique escalada livre no desfiladeiro Alula ou descubra os vales de Abha de teleférico.

Note-se que a Arábia Saudita planeia plantar dez mil milhões de árvores no país, como parte da sua estratégia orientada para a sustentabilidade e a regeneração do mundo pós-petróleo, um dos temas centrais do quadro “Visão 2030”.

Gastronomia de alto nível

Kabsa

A gastronomia da Arábia Saudita é tão vasta quanto o tamanho do país. A cozinha árabe caracteriza-se pelo uso extensivo de especiarias e do seu produto estrela: a tâmara.

Alguns dos pratos típicos do país são kabsa – frango aromático e arroz –, muttabaq – bolo de ricota, um dos pratos de rua mais representativos de Jedá – e balila – grão-de-bico cozido com pepino, vinagre e especiarias.

Quando se fala em gastronomia da Arábia Saudita, o tradicional café dourado é imperdível. A forma original de preparação é o que o diferencia dos demais: o grão levemente tostado e as nuances de especiarias como cardamomo, cravo, gengibre ou açafrão, entre outras.

E, claro, não podemos deixar de mencionar as suas sobremesas, parte fundamental da tradição culinária. Geralmente, são doces feitos com frutas como tâmaras ou figos, com mel ou frutos secos. Alguns dos mais famosos são a basbousa – bolo feito de sêmola embebido em calda – ou a kunafa – feita com queijo dinamarquês. Não parta sem os experimentar!

E isso é apenas o começo do que a Arábia Saudita tem reservado para si. Reserve já a sua próxima viagem! De que está à espera?

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?