Castilla-La Mancha arrebatará o seu coração

0 comentários
Rate this post

Castilla-La Mancha é terra de história. Uma região a que o ilustre Dom Quixote deu grande projeção internacional e que surpreende pelos seus contrastes. A planície de La Mancha dá lugar a uma imensa riqueza patrimonial e cultural constituída por sítios arqueológicos, conjuntos medievais e renascentistas, cidades declaradas Património da Humanidade pela UNESCO… Arrebatará o seu coração!

Esta comunidade exala história e a sua geografia está repleta de lugares monumentais onde prosperaram civilizações, culturas coexistiram, foram travadas grandes batalhas e foram forjados mitos literários.

Toleo

Toledo é um desses lugares. Declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1986, surpreende os visitantes com o seu interessante conjunto arquitetónico e artístico. Dentro dos seus muros coabitaram durante muitos anos muçulmanos, cristãos e judeus e por isso é conhecida como “a Cidade das 3 Culturas”. Nela poderá visitar lugares como duas das três sinagogas mais importantes de Espanha, o Museu Sefardita, o Museu de El Greco, o imponente Alcazar, a catedral e o mirante do Vale, com uma incrível vista panorâmica da cidade.

Além disso, na província de Toledo poderá visitar também outros locais cruciais como os Moinhos de Vento e o castelo de Consuegra; a bonita povoação de El Toboso, famosa por ser o berço imaginário de Dulcineia; Talavera e o seu Museu de Cerâmica Ruiz de Luna, e muitos outros.

Parque Nacional de Cabañeros

Os amantes da natureza não podem perder nesta província o Parque Nacional de Cabañeros, onde a grande floresta mediterrânica da Europa sobrevive intacta; as Barrancas de Burujón, uma paisagem espetacular de ravinas avermelhadas; e, entre muitos outros, os Montes de Toledo, ideais para o turismo rural.

Cuenca e a sua província também merecem uma visita. A capital foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO porque tem um incrível centro histórico, considerado um dos melhores exemplos de cidade medieval fortificada, preservando a sua paisagem urbana original. Empoleiradas na cornija rochosa acima da Hoz del Huécar, as Casas Suspensas são um símbolo indiscutível de Cuenca e verdadeiras joias da arquitetura gótica popular.

Parque Arqueológico de Segóbriga

Em todo o território da província encontrará outros lugares surpreendentes como o Parque Arqueológico de Segóbriga, onde descobrirá o esplendor do seu passado romano; a mina romana de “La Condenada”, em Osa de la Vega; o Parque Natural da Serranía de Cuenca, com a famosa Cidade Encantada e a Janela do Diabo; e o Castelo de Belmonte, reconstruído no século XIX por Eugenia de Montijo.

Por sua vez, a província de Ciudad Real oferece ao turista verdadeiras joias para conhecer o caráter de La Mancha. Um exemplo é Almagro, com as suas ruas empedradas, palácios nobres e o espetacular Corral de Comedias; a senhorial e imponente Villanueva de los Infantes, repleta de tesouros arquitetónicos de uma identidade cativante; e a povoação de Campo de Criptana, com os seus grandes moinhos de vento.

Quem quiser respirar ar puro, observar aves e praticar desportos na natureza pode visitar o Parque Natural do Vale de Alcudia e Sierra Madrona, o Parque Nacional de Cabañeros e o Parque Nacional das Tablas de Daimiel.

Guadalajara

Guadalajara destaca-se sobretudo pelo turismo rural e pelos trilhos de caminhada. Esta província permitir-lhe-á ligar-se ao seu eu interior nos seus espaços naturais. No Parque Natural do Alto Tejo poderá ver lugares de beleza incomparável como a Laguna de Taravilla ou o antigo povoado celtibérico de Castil de Griegos, perto de Checa. Os amantes da caminhada e de aventura não podem perder o Parques Naturais de Sierra Norte de Guadalajara e de Barranco del Río Dulce.

Também famosa é a rota dos Povos da Arquitetura Negra, ligada por estradas sinuosas que revelam um espetáculo único, e a aldeia de Sigüenza, com o seu imponente castelo no ponto mais alto e a sua catedral que mistura os estilos românico e gótico.

Acabamos esta rota completa por Castilla-La Mancha em Albacete, onde é mais do que recomendável a prática do turismo rural em zonas como Alcalá del Júcar, ideal para realizar todo o tipo de atividades no rio; Almansa, com o seu imponente castelo e, entre outras, Chinchilla de Montearagón, com o seu curioso castelo com um colossal fosso esculpido na rocha.

Nesta província existe ainda um grande oásis para se refrescar no verão: o Parque Natural das Lagunas de Ruidera, composto por 15 lagoas repletas de miradouros, cascatas e praias naturais.

Queijo Manchego

Não há dúvida de que Castilla-La Mancha apaixonará com o seu rico património artístico, cultural e natural, mas também pela sua excelente gastronomia. Entre os seus produtos estrelas inclui-se o azeite extra virgem, o Queijo Manchego (feito apenas com a raça de ovelhas manchega), o Mel de Alcarria, o Açafrão de La Mancha… E não se esqueça de provar pratos como o ensopado de borrego, as migas, pisto, a sopa de alho e a carcamusa, dando ainda um toque doce com um bom maçapão de Toledo ou os fantásticos Miguelitos da La Roda.

Acompanhe cada dentada com um bom vinho e, se for um grande amante desta bebida, não perca nenhuma das rotas do vinho que existem na região e que fazem parte da Rede de Rotas do Vinho de Espanha.

Pronto para se apaixonar por Castilla-La Mancha?

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?