Arábia Saudita, um destino para expandir os seus horizontes

0 comentários
Rate this post

A Arábia Saudita é um país desconhecido e misterioso, que convida o visitante a expandir os seus horizontes. No décimo segundo maior país do mundo encontrará uma topografia variada, desde ilhas paradisíacas, com águas cristalinas para o mergulho, até picos de montanhas e desertos com oásis incríveis. Um país repleto de sons, história, cultura, diferentes identidades e sabores intensos que o transportarão para outro mundo. Bem-vindo(a) à Arábia Saudita!

Na sua viagem por este destino descobrirá como todos os habitantes partilham um entusiasmo pela visita de turistas, inédito noutras partes mais exóticas do mundo. Além disso, conviverá com diferentes identidades, como os Hijazis de Medina e Meca, os homens das flores de Abha e o povo afetuoso do Neyed, em Riade.

Este país dispõe de inúmeros paraísos naturais que o(a) deixarão sem palavras. Atualmente, está a lançar uma série de propostas de ecoturismo, como o “Vision 2030”, um plano ambicioso para reduzir a dependência do petróleo; e um “gigaprojeto” de plantação maciça de árvores para apoiar a sustentabilidade.

Cratera de Al Wahbah

Cratera de Al Wahbah

Entre as paisagens que não poderá perder está a imensa Cratera de Al Wahbah, uma enorme depressão com um lago sombrio no centro, com quatro quilómetros de largura e 250 metros de profundidade; o deserto de Rub al-Jali, um troço infinito de dunas ondulantes que chegam a atingir 250 metros de altura; o Fim do Mundo, um vale imenso onde se pode fazer um percurso até à falésia de Tuwaiq e contemplar o horizonte; o Vale da Lua, a noroeste de Yina, um deserto salpicado por assombrosas formações rochosas; o Lago Al Asfar, que chama a atenção pela cor amarela da areia que o rodeia; ou o oásis de Al Ahsa, Património da Humanidade da UNESCO, com vestígios de assentamentos neolíticos, nascentes, poços, canais e terras de cultivo do Golfo.

O património cultural e histórico também está presente na Arábia Saudita, desde Al-Ula e do Palácio Ibrahim em Al-Hofuf à Praça Muraba em Riade. Ao passar pelas suas diferentes cidades aperceber-se-á da beleza e da riqueza cultural e artística tão diferenciadas que cada uma delas demonstra.

Al Turaif

Al Turaif

Em Diryian, conhecida como “a pérola da Arábia Saudita”, poderá visitar o Distrito de Al Turaif, protegido pela UNESCO. No seu interior encontram-se as ruínas de casas de adobe ligadas entre si por ruelas estreitas. A cidade também acolhe vários museus, como o museu da Casa Al-Saud, que conta a história do passado do Reino e o Museu do Estado Saudita e da Península Arábica, entre outros.

Por sua vez, Jedá combina modernidade com história. Entrar no Al Balad, o seu centro histórico, significa viajar um século para trás no tempo. As suas ruelas são estreitas e interligadas por espaços abertos e os desenhos únicos das portas e janelas surpreenderão agradavelmente. Não encontrará nenhum que se repita!

Al Masmak

Al Masmak

Em Riade, não poderá perder a fortaleza Al Masmak, construída em 1865 e perfeitamente preservada. É uma enorme cidadela de adobe, que lhe permitirá descobrir as suas raízes. Enquanto estiver em Al-Ula, não deixe de visitar Hegra, uma impressionante cidade de pedra com centenas de túmulos artisticamente esculpidos e bem cuidados.

Por outro lado, temos as cidades modernas de KAEC e Dammam. A primeira é um destino turístico emergente, com uma ampla oferta de atividades de lazer. Entre as diferentes propostas encontram-se os desportos motorizados na área de lazer de Lagoona – para além do golfe, de que o clube Royal Greens é uma referência. Há ciclismo, com várias pistas preparadas para a prática desta atividade, e desportos aquáticos na piscina natural de Yam Beach. A segunda, por sua vez, destaca-se pela exuberância do seu litoral. É famosa pelos seus parques, paredões e praias, e por acolher a primeira exposição de arte urbana do país, no bairro Bayoonya de Al Khobar.

Mesquita Jawatha

Mesquita Jawatha

Evidentemente, as mesquitas extraordinárias deste destino desconhecido também deixarão qualquer um sem palavras. Embora só se possa entrar nas de Meca e Medina se se for muçulmano, poderá visitar muitas outras com grande relevância histórica, como a Mesquita Jawatha, com quase 1400 anos e rodeada por torres baixas coroadas de ameias redondas; a Grande Mesquita Al Rajhi em Riade, com capacidade para 18 000 pessoas, duas bibliotecas e um centro educativo no seu interior; a mesquita Al Rajhi, nos arredores de Hail, com 50 cúpulas vermelhas dispostas em cascata; e a mesquita flutuante Al Rahma, uma estrutura única erguida sobre pilares de betão branco no Mar Vermelho.

Um país que ama a vida, a cultura e a história, com muitas maravilhas que fazem deste um destino totalmente inesperado. De que está à espera para descobrir a Arábia Saudita? Os habitantes locais estão ansiosos por lhe dar as boas-vindas!

Escreva seu comentário

0 Comentários

O que você acha?